@Article{aev:2013-10.55753/aev.v28e45.146, title = {Controle de ruído em transportes metropolitanos}, author = {H. Oliveira Filho, R. AND P. R. Nishida, P. AND B. Flabes Neto, P. AND A.V. Duarte, M.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2013}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {45}, pages = {9--12}, volume = {28}, doi = {10.55753/aev.v28e45.146}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {Transportes Metropolitanos, Acústica, Impacto Ambiental}, abstract = {O controle de ruído gerado pelo tráfego é de suma importância para a preservação da saúde da população, já que a exposição a elevados níveis de ruído pode causar perda auditiva, hipertensão e ainda problemas cardíacos. Este trabalho trata especialmente do ruído gerado por metrôs e aborda uma forma de controle. A fim de analisar o resultado final dos tratamentos acústicos que foram propostos – instalação de barreiras acústicas – foi utilizado um programa computacional desenvolvido e validado pelo Laboratório de Acústica e Vibrações – LAV – da Faculdade de Engenharia Mecânica – FEMEC – da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – para a simulação dos Níveis de Pressão Sonora (NPS) nas proximidades do metrô, sendo o seu impacto analisado pelas recomendações contidas no documento FTA-VA-90-103-06:2006 [1]. Para o tratamento acústico na linha do metrô simulada, foi estabelecida a necessidade de barreiras que fornecessem uma atenuação mínima de 35 dB(A). Áreas de impacto foram definidas para a análise da eficácia do projeto. Para possibilitar a simulação, um modelo tridimensional da área foi criado e em seguida, identificado os Níveis de Potência Sonora (NWS) da fonte (metrô propriamente dito) e as propriedades acústicas dos materiais das barreiras. Realizadas as simulações de campo acústico, foi comprovado que a situação final gerará, no máximo, um impacto de nível moderado nas áreas preestabelecidas. || Title: Noise control in metropolitan transport || Abstract: The control of noise generated by traffic is of paramount importance to preserve the health of the population, since exposure to high levels of noise can cause hearing loss, hypertension and even heart problems. This work deals especially with noise generated by subways and addresses a form of control. In order to analyze the final result of the acoustic treatments that were proposed - installation of acoustic barriers - a computer program developed and validated by the Laboratory of Acoustics and Vibrations - LAV - of the Faculty of Mechanical Engineering - FEMEC - of the Federal University of Uberlândia - UFU - was used to simulate the Sound Pressure Levels (SPL) in the vicinity of the subway, and its impact was analyzed by the recommendations contained in the document FTA-VA-90-103-06:2006 [1]. For the acoustic treatment on the simulated metro line, the need for barriers providing a minimum attenuation of 35 dB(A) was established. Impact areas were defined to analyze the effectiveness of the design. To enable the simulation, a three-dimensional model of the area was created and then the Sound Power Levels (SPL) of the source (subway itself) and the acoustic properties of the barrier materials were identified. After performing the acoustic field simulations, it was proven that the final situation will generate, at most, a moderate level impact on the pre-established areas.}, }