@Article{aev:2013-10.55753/aev.v28e45.148, title = {Estudo da acústica de salas voltadas ao ensino de música em Belém-PA}, author = {L. S. Santana, A.. AND J. Ohana, G. AND S. V.Melo, G. AND S. Soeiro, N.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2013}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {45}, pages = {23--32}, volume = {28}, doi = {10.55753/aev.v28e45.148}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {Acústica, Parâmetros Acústicos, Salas para Ensino de Música, Design Acústico}, abstract = {Este trabalho tem como objetivo a proposição de um modelo de sala de aula com design acústico adequado para o ensino de música em escolas de nível fundamental e médio, impulsionado pela demanda gerada a partir da lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, que torna o ensino de música obrigatório nas escolas desses níveis. Rocha (2010) concluiu em sua pesquisa que nas escolas investigadas não havia uma concepção prévia de arquitetura visando a essa atividade, o que culminou na adaptação dos espaços sem parâmetros técnicos para tal. A partir dessa análise, buscou-se na literatura requisitos que indicassem parâmetros a serem alcançados para uma boa performance de ambientes dessa natureza para as adaptações. A estratégia definida foi selecionar uma sala utilizada para ensino de música que não tenha sido projetada para tal, buscada a aproximação com a realidade que foi encontrada em Rocha (2010). Na sequência, foi feita a medição de resposta acústica da sala e a simulação virtual que permitiu simular alterações nos parâmetros acústicos julgados relevantes para propor modificações testadas e atender às especificações. Na busca da definição dos valores de parâmetros para orientar a execução de projetos de salas para ensino de música e da proposição de um ambiente adaptado que utilize esses valores, foi feita uma investigação do estado da arte do desenvolvimento do design acústico para salas com esse fim. Depois de formatar um grupo de valores definidos na literatura a partir de uma revisão bibliográfica extensa, foram propostas alterações nas tipologias iniciais da sala virtualizada, colhidos os resultados numéricos e depois levadas ao processo de auralização, quando foi possível ouvir a resposta da sala aos diversos instrumentos e vozes que o software possui na biblioteca. Essas audições permitiram a avaliação da qualidade da sala indicando as impressões subjetivas que nortearam o resultado da pesquisa. || Title: Study of the acoustics of rooms for music teaching in Belém-PA || Abstract: This work aims to propose a classroom model with adequate acoustic design for music teaching in elementary and high schools, driven by the demand generated from the law 11.769, of August 18, 2008, which makes music teaching mandatory in schools of these levels. Rocha (2010) concluded in his research that in the schools investigated there was no previous conception of architecture aiming at this activity, which culminated in the adaptation of spaces without technical parameters for this. From this analysis, we searched the literature for requirements that indicated parameters to be achieved for a good performance of environments of this nature for adaptations. The defined strategy was to select a room used for music teaching that has not been designed for this purpose, seeking to approximate the reality that was found in Rocha (2010). Then, the acoustic response of the room was measured and the virtual simulation was performed, which allowed simulating changes in the acoustic parameters deemed relevant to propose tested modifications and meet the specifications. In the search for the definition of parameter values to guide the execution of music teaching room projects and the proposition of an adapted environment that uses these values, an investigation of the state of the art in the development of acoustic design for rooms with this purpose was carried out. After formatting a group of values defined in the literature from an extensive literature review, changes were proposed in the initial typologies of the virtualized room, the numerical results were collected and then taken to the auralization process, when it was possible to hear the response of the room to the various instruments and voices that the software has in the library. These auditions allowed the evaluation of the quality of the room indicating the subjective impressions that guided the result of the research.}, }