@Article{aev:2015-10.55753/aev.v30e47.119, title = {Obtenção de Modelo Matemático para a Avaliação do Ruído de Tráfego em Belém-Pa}, author = {Wilson Luna Machado Alencar AND Caiane Ribeiro Oliveira AND Gabriel Soares Quixaba AND Gerardo Alves Nogueira Braga Neto AND Fábio Antônio do Nascimento Setúbal AND Gustavo da Silva Vieira de Melo AND Newton Sure Soeiro}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2015}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {47}, pages = {58--70}, volume = {30}, doi = {10.55753/aev.v30e47.119}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {Ruído de tráfego, Modelos matemáticos, Níveis estatísticos, Nível equivalente de ruído}, abstract = {Com a rápida e, muitas vezes desorganizada, expansão das cidades brasileira, a poluição sonora se tornou cada vez mais presente na vida dos cidadãos. Neste cenário, pode-se destacar o aumento do tráfego veicular como fator agravante, tornando necessário o desenvolvimento de estudos para análise de ruído. Assim, tomando como objeto de estudo uma movimentada avenida de Belém-PA, selecionou-se 6 pontos para medição dos níveis estatísticos (L10, L50 e L90) e do nível equivalente de pressão sonora (Leq), para o desenvolvimento de modelos matemáticos para predição destes níveis de pressão sonora, a partir da utilização das técnicas estatísticas de regressão linear, e análise da validade destes modelos para outras vias do município. Concluiu se que os modelos obtidos apresentaram boa precisão, conseguindo até representar satisfatoriamente outras vias que mantêm um padrão semelhante ao da via em foco. || Title: Obtaining a Mathematical Model for the Evaluation of Traffic Noise in Belém-Pa || Abstract: With the rapid and often disorganized expansion of Brazilian cities, noise pollution has become increasingly present in the lives of citizens. In this scenario, the increase in vehicular traffic can be highlighted as an aggravating factor, making it necessary to develop studies for noise analysis. Thus, taking as object of study a busy avenue in Belém-PA, 6 points were selected to measure the statistical levels (L10, L50 and L90) and the equivalent sound pressure level (Leq), for the development of mathematical models for prediction of these sound pressure levels, using statistical techniques of linear regression, and analysis of the validity of these models for other roads in the city. It was concluded that the models obtained showed good accuracy, even being able to satisfactorily represent other roads that maintain a pattern similar to that of the road in focus.}, }