@Article{aev:2015-10.55753/aev.v30e47.114, title = {Desenvolvimento e Validação de um Sistema para Controle de Qualidade em Linha de Montagem de Câmbios Automotivos Utilizando Filtragem Adaptativa}, author = {Ricardo Humberto de Oliveira Filho AND Marcus Antônio Viana Duarte}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2015}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {47}, pages = {33--40}, volume = {30}, doi = {10.55753/aev.v30e47.114}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {Câmbios Automotivos, Filtro adaptativo LMS, Controle de Qualidade}, abstract = {As técnicas tradicionais de análise de sinais, em conjunto com o monitoramento de vibrações oriundas do funcionamento de câmbios automotivos, podem ser utilizadas para definir valores objetivos de aceitação ou recusa num programa de qualidade. Porém, devido à complexidade da dinâmica de tais sistemas mecânicos e aos ruídos inerentes a uma linha de produção, existe uma grande dificuldade na definição dos sintomas de controle e determinação de valores limites. Neste trabalho é apresentado um procedimento utilizando a filtragem adaptativa, via algoritmo dos mínimos quadrados (LMS), como ferramenta de auxílio nos procedimentos de controle de qualidade via monitoramento de vibrações. A metodologia é baseada na utilização dos sinais, medidos num teste padronizado, como sinal primário e de referência no procedimento de filtragem. Pretende se através de sua utilização retirar do sinal a ser filtrado, somente aquela parcela que esteja correlacionada com o engrenamento, sendo o resíduo uma parcela do sinal proveniente de falhas de fabricação ou montagem. Para a avaliação da capacidade da metodologia proposta, inicialmente foram utilizados sinais gerados computacionalmente, simulando sinais de engrenamento reais. Posteriormente foram coletados sinais de vibração de câmbios aprovados em um procedimento de controle de qualidade e inseridas não conformidades comuns de fabricação e montagem. A partir dos resultados da filtragem (sinal filtrado e resíduo), o procedimento foi validado. || Title: Development and Validation of a Quality Control System in Automotive Gearbox Assembly Lines Using Adaptive Filtering || Abstract: Traditional signal analysis techniques, together with the monitoring of vibrations arising from the operation of automotive gearboxes, can be used to define objective values ​​for acceptance or rejection in a quality program. However, due to the complexity of the dynamics of such mechanical systems and the noise inherent to a production line, there is great difficulty in defining control symptoms and determining limit values. This work presents a procedure using adaptive filtering, via the least squares algorithm (LMS), as a tool to aid in quality control procedures via vibration monitoring. The methodology is based on the use of signals, measured in a standardized test, as the primary and reference signal in the filtering procedure. It is intended, through its use, to remove from the signal to be filtered, only that portion that is correlated with the mesh, with the residue being a portion of the signal coming from manufacturing or assembly failures. To evaluate the capacity of the proposed methodology, initially computationally generated signals were used, simulating real gearing signals. Subsequently, vibration signals were collected from transmissions approved in a quality control procedure and common manufacturing and assembly non-conformities were inserted. From the filtering results (filtered signal and residue), the procedure was validated.}, }