@Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.232, title = {O som ferroviário é uma fobia sonora? Reflexões sobre acústica, direitos ambientais e sociedade de risco para subsidiar o planejamento da paisagem sonora}, author = {Fernandes, K. A. AND Zannin, P. H. T. AND Valencio N. AND da Costa, M. S.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {29--38}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.232}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {percepção ambiental, direito ambiental, incômodo sonoro, poluição sonora, ruído ferroviário}, abstract = {Considerando o conceito de fobia sonora, criado por Murray Schafer, como uma reação comunitária que envolve diversas medidas contra determinada fonte sonora, investigamos os conflitos socioambientais que têm ocorrido devido ao som ferroviário no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar (relativa às disciplinas de Acústica, Direito Ambiental e Sociologia dos Desastres) e documental (registros jornalísticos de incômodo sonoro). Os resultados demonstram que o conceito criado pelo autor ajuda a compreender o problema e que populações lindeiras a ferrovias ou representantes da administração pública, em diversos municípios, têm procurado a mídia e os órgãos públicos de fiscalização para tentar garantir a proteção da paisagem sonora do lugar em que elas vivem. Há pelo menos 20 municípios e um estado enfrentando esse tipo de conflito, institucionalizado ou não. Isso sugere a necessidade de que o som ferroviário, tanto o de tráfego de trens de carga, quanto o de acionamento da buzina, seja regulado no país e mais bem compreendido sob o prisma de pesquisas socioacústicas, sendo essas algumas formas para que a sociedade de risco, na modernidade reflexiva, consiga lidar com as contradições e os riscos criados ao longo da modernização. || Title: Is railway noise a sound phobia? Reflections on acoustics, environmental rights and risk society to support soundscape planning || Abstract: Considering the concept of sound phobia, created by Murray Schafer, as a community reaction that involves several measures against a given sound source, we investigated the socio-environmental conflicts that have occurred due to the railway sound in Brazil. For this, interdisciplinary bibliographical research (relating to the disciplines of Acoustics, Environmental Law, and Sociology of Disasters) and documentary research (journalistic records of noise nuisance) were carried out. The results demonstrate that the concept created by the author helps to understand the problem and that people living next to railroads or representatives of the public administration, in several municipalities, have turned to the media and public inspection agencies to try to guarantee the protection of the soundscape of the place where they live. There are at least 20 municipalities and one state facing this type of conflict, whether institutionalized or not. This suggests that there is a need for railway sound, both that of freight train traffic and the sound of horns, to be regulated in the country and better understood from the perspective of socio-acoustic research, as these are some ways in which the risk society, in reflexive modernity, can deal with the contradictions and risks created throughout modernization.}, }