@Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.233, title = {Análise de diferentes intervenções para o controle de ruído de uma rodovia: um estudo de caso considerando barreiras acústicas, velocidade de tráfego, tipos de veículos e asfalto}, author = {Soares, M. C. AND Giner, J. C. AND Brites, M. S. AND de Sá, Y. A. AND Rocha, R. R.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {39--47}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.233}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {barreiras acústicas, controle de ruído, ruído rodoviário}, abstract = {O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa diversas soluções para o controle de ruído de uma rodovia no estado de São Paulo. Este controle visa reduzir o nível de pressão sonora incidente nas fachadas das torres de um empreendimento residencial localizado próximo à rodovia. Diferentes cenários foram analisados utilizando o software CadnaA – DataKustik. As intervenções consideradas incluem: construção de barreiras acústicas, redução da velocidade máxima permitida para os veículos na via, restrição da passagem de grandes veículos de carga e alteração do pavimento da rodovia. Observou-se que, para atender ao critério de avaliação do nível de pressão sonora decorrente do uso e ocupação do solo, conforme estipulado na norma ABNT NBR 10151:2019, seria necessária uma combinação entre as diferentes intervenções propostas. || Title: Analysis of different interventions for noise control on a highway: a case study considering noise barriers, traffic speed, vehicle types and asphalt || Abstract: The purpose of this paper is to present a case study that analyzes different solutions for noise control on a highway in the state of São Paulo. This control aims to reduce the sound pressure level incident on the facades of the towers of a residential building located close to the highway. Different scenarios were analysed using the CadnaA – DataKustik software. The interventions considered include: construction of acoustic barriers, reduction of the maximum speed allowed for vehicles on the highway, restriction of the passage of large cargo vehicles and change of the road pavement. It was observed that, to meet the criteria for evaluating the sound pressure level resulting from land use and occupation, as stipulated in the ABNT NBR 10151:2019 standard, a combination of the different proposed interventions would be necessary.}, }