@Article{aev:1990-10.55753/aev.v5e08.69, title = {Polias antivibradoras viscosas para motores diesel, diagnóstico de falhas}, author = {Fogaça, M. AND Freitas, C. AND C. Ferraro, L. AND Klenk, A. AND Onusic, H}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {1990}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {novembro}, number = {8}, pages = {2--4}, volume = {5}, doi = {10.55753/aev.v5e08.69}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {absorvedores dinâmicos de vibração, motores a explosão, motores diesel, controle de qualidade, diagnóstico de falhas}, abstract = {O artigo aborda a importância do conhecimento do comportamento dos absorvedores dinâmicos de Vibração em motores a explosão, principalmente nos motores diesel, devido à sua alta taxa de compressão e níveis de vibração mais severos. O método apresentado tem como principal atributo a simplicidade e rapidez, sendo importante para o controle de qualidade, processo de produção e diagnóstico de falhas. O controle é feito sobre a sintonia do sistema e a constante de amortecimento, através de um banco de provas que faz o sistema vibrar livremente e analisa o movimento no domínio da frequência ou do tempo. No caso de absorvedores viscosos, é necessário adicionar um elemento restaurador para permitir a oscilação a partir de uma excitação externa inicial, para que se possa estudar o movimento oscilatório e determinar a constante de amortecimento. O método comparativo associado à simplicidade de um dispositivo pode oferecer inúmeras vantagens em relação ao método que determina valores absolutos das constantes. O estudo de durabilidade em geral é função do tempo, ou seja, quilometragem rodada ou número de horas de testes em bancos de provas. A aplicabilidade de um sistema de controle e diagnóstico de Absorvedores depende do tempo de duração do ensaio e análise e da qualidade dos resultados. O método apresentado mostrou-se prático e eficiente para o diagnóstico de falhas em absorvedores viscosos. || Title: Viscous anti-vibration pulleys for diesel engines, failure diagnosis || Abstract: The article addresses the importance of knowledge of the behavior of dynamic Vibration absorbers in explosion engines, especially in diesel engines, due to their high compression ratio and more severe vibration levels. The method presented has as its main attribute the simplicity and speed, being important for quality control, production process and fault diagnosis. The control is done on the tuning of the system and the damping constant, through a test bench that makes the system vibrate freely and analyzes the movement in the frequency or time domain. In the case of viscous absorbers, it is necessary to add a restoring element to allow oscillation from an initial external excitation, so that the oscillatory motion can be studied and the damping constant determined. The comparative method associated with the simplicity of a device can offer numerous advantages over the method that determines absolute values of the constants. The study of durability is usually a function of time, i.e., mileage traveled or number of hours of test bench testing. The applicability of a control and diagnostic system for Absorbers depends on the duration of the test and analysis, and the quality of the results. The presented method proved to be practical and efficient for failure diagnosis in viscous absorbers.}, } @Article{aev:1990-10.55753/aev.v5e08.71, title = {Absorção de ruído de baixas frequências usando tijolos de cavidade}, author = {Giampaoli, Eduardo}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {1990}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {novembro}, number = {8}, pages = {8--16}, volume = {5}, doi = {10.55753/aev.v5e08.71}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {absorção sonora, ressonadores, blocos de concreto, coeficiente de absorção, acoplamento}, abstract = {Este artigo apresenta um estudo sobre a eficiência de blocos de concreto como absorventes acústicos, transformados em ressonadores por meio da adição de uma fenda. Foram realizadas medições para determinar o coeficiente de absorção desses ressonadores, tanto atuando isoladamente quanto acoplados, em diferentes frequências de ressonância. Os resultados mostraram que a porosidade do material do bloco de concreto influencia significativamente a eficiência do ressonador, sendo que a eliminação dessa porosidade por meio de pintura reduziu a eficiência em 20\%. Além disso, foi observado que a distância entre os orifícios dos ressonadores acoplados não teve um efeito significativo no acoplamento dos ressonadores. Por fim, o estudo conclui que a elevada porosidade das paredes que constituem o ressonador possibilita um acoplamento entre as cavidades do bloco de concreto, o que pode comprometer a eficiência do conjunto de ressonadores em uma situação real de utilização. || Title: Absorption of low-frequency noise using cavity bricks || Abstract: This paper presents a study on the efficiency of concrete blocks as acoustic absorbers, transformed into resonators by adding a slit. Measurements were performed to determine the absorption coefficient of these resonators, both acting alone and coupled, at different resonance frequencies. The results showed that the porosity of the concrete block material significantly influences the resonator efficiency, and eliminating this porosity by painting reduced the efficiency by 20\%. Furthermore, it was observed that the distance between the holes of the coupled resonators did not have a significant effect on the coupling of the resonators. Finally, the study concludes that the high porosity of the walls constituting the resonator enables coupling between the cavities of the concrete block, which may compromise the efficiency of the resonator assembly in a real situation of use.}, }