@Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.226, title = {Usos correntes da terminologia de paisagem sonora na Academia Brasileira}, author = {Andrade, R. G. L. AND Michalski, R. L. X. N.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {9--20}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.226}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {paisagem sonora, terminologia, acústica, normalização}, abstract = {O campo de estudos da paisagem sonora é multidisciplinar desde sua criação e tem apresentado crescente número de trabalhos produzidos no Brasil em língua portuguesa. No entanto, diferentes áreas de estudos e autores adotam diferentes trabalhos como referências, ou utilizam traduções diversas para um mesmo conceito, o que gera na Academia Brasileira uma falta de padronização no assunto. Com o intuito de verificar os usos correntes da terminologia de paisagem sonora no Brasil, foram realizadas pesquisas por palavras-chave na plataforma Google Scholar, que demonstraram: variações de definições para um mesmo termo (paisagem sonora), aplicações bastante divergentes entre termos similares (paisagem sonora e paisagem acústica) e traduções diferentes para um mesmo método de coleta de dados (passeio sonoro, caminhada sonora, deriva sonora). A partir dos resultados obtidos é possível concluir que a tradução de trabalhos importantes sobre paisagem sonora e esforços de padronização de terminologia são uma carência na pesquisa brasileira e peças-chave para uma maior integração entre diferentes áreas do saber e florescimento da pesquisa. || Title: Current uses of soundscape terminology in Brazilian Academia || Abstract: The soundscape field of study has been a multidisciplinary discipline since its inception and the number of Brazilian publications in Portuguese has been increasing recently. However, different areas of study and authors adopt different publications as references, or use diverse translations for the same concept, what makes the Brazilian Academia not standardized in terms of soundscape. To assess the current usage of soundscape terminology in Brazil, keywords searches were carried out on the Google Scholar platform. The results show variations in the definitions for the same term (paisagem sonora), quite divergent applications between similar terms (paisagem sonora and paisagem acústica) and different translations for the same data collection method (passeio sonoro, caminhada sonora, deriva sonora). Based on the results obtained, it is possible to conclude that there is a lack of translation of important literature on soundscape and of standardization of Brazilian research, which are key factors for better integration between the different fields of study and for soundscape research to flourish in the country.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.230, title = {Evolução histórica e limitações dos estudos de paisagem sonora em parques urbanos em Curitiba – Paraná}, author = {Maciel, K. F. K. AND Engel, M. S, AND Zannin, P. H. T.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {21--28}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.230}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {paisagem sonora, parques urbanos, ruído ambiental}, abstract = {O presente estudo visa identificar as limitações nos estudos de paisagem sonora em parques urbanos na cidade de Curitiba, Paraná, por intermédio de revisão de trabalhos de acústica ambiental realizados no local. Foi realizada uma busca de trabalhos acadêmicos com a temática parques urbanos, ruído ambiental e paisagem sonora no repositório da Universidade Federal do Paraná, e foram identificados os trabalhos realizados no Laboratório de Acústica Ambiental – Industrial e Conforto Acústico (LAAICA). Por meio dos resultados foi possível observar a evolução histórica dos estudos de paisagem sonora nos parques urbanos, suas limitações e principais conclusões de cada estudo. As principais limitações encontradas nos estudos apresentados foram a falta de planejamento urbano e a interferência de outros fatores ambientais e pessoais na percepção sonora. || Title: Historical evolution and limitations of soundscape studies in urban parks in Curitiba – Paraná || Abstract: This study aims to identify the limitations of soundscape studies in urban parks in the city of Curitiba, Paraná, through a review of environmental acoustics studies carried out there. A search was made for academic papers on the themes of urban parks, environmental noise, and soundscape in the repository of the Federal University of Paraná, and the papers carried out at the Laboratory of Environmental Acoustics - Industrial and Acoustic Comfort (LAAICA) were identified. Through the results, it was possible to observe the historical evolution of soundscape studies in urban parks, their limitations, and the main conclusions of each study. The main limitations found in the studies presented were the lack of urban planning and the interference of other environmental and personal factors in sound perception.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.232, title = {O som ferroviário é uma fobia sonora? Reflexões sobre acústica, direitos ambientais e sociedade de risco para subsidiar o planejamento da paisagem sonora}, author = {Fernandes, K. A. AND Zannin, P. H. T. AND Valencio N. AND da Costa, M. S.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {29--38}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.232}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {percepção ambiental, direito ambiental, incômodo sonoro, poluição sonora, ruído ferroviário}, abstract = {Considerando o conceito de fobia sonora, criado por Murray Schafer, como uma reação comunitária que envolve diversas medidas contra determinada fonte sonora, investigamos os conflitos socioambientais que têm ocorrido devido ao som ferroviário no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica interdisciplinar (relativa às disciplinas de Acústica, Direito Ambiental e Sociologia dos Desastres) e documental (registros jornalísticos de incômodo sonoro). Os resultados demonstram que o conceito criado pelo autor ajuda a compreender o problema e que populações lindeiras a ferrovias ou representantes da administração pública, em diversos municípios, têm procurado a mídia e os órgãos públicos de fiscalização para tentar garantir a proteção da paisagem sonora do lugar em que elas vivem. Há pelo menos 20 municípios e um estado enfrentando esse tipo de conflito, institucionalizado ou não. Isso sugere a necessidade de que o som ferroviário, tanto o de tráfego de trens de carga, quanto o de acionamento da buzina, seja regulado no país e mais bem compreendido sob o prisma de pesquisas socioacústicas, sendo essas algumas formas para que a sociedade de risco, na modernidade reflexiva, consiga lidar com as contradições e os riscos criados ao longo da modernização. || Title: Is railway noise a sound phobia? Reflections on acoustics, environmental rights and risk society to support soundscape planning || Abstract: Considering the concept of sound phobia, created by Murray Schafer, as a community reaction that involves several measures against a given sound source, we investigated the socio-environmental conflicts that have occurred due to the railway sound in Brazil. For this, interdisciplinary bibliographical research (relating to the disciplines of Acoustics, Environmental Law, and Sociology of Disasters) and documentary research (journalistic records of noise nuisance) were carried out. The results demonstrate that the concept created by the author helps to understand the problem and that people living next to railroads or representatives of the public administration, in several municipalities, have turned to the media and public inspection agencies to try to guarantee the protection of the soundscape of the place where they live. There are at least 20 municipalities and one state facing this type of conflict, whether institutionalized or not. This suggests that there is a need for railway sound, both that of freight train traffic and the sound of horns, to be regulated in the country and better understood from the perspective of socio-acoustic research, as these are some ways in which the risk society, in reflexive modernity, can deal with the contradictions and risks created throughout modernization.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.233, title = {Análise de diferentes intervenções para o controle de ruído de uma rodovia: um estudo de caso considerando barreiras acústicas, velocidade de tráfego, tipos de veículos e asfalto}, author = {Soares, M. C. AND Giner, J. C. AND Brites, M. S. AND de Sá, Y. A. AND Rocha, R. R.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {39--47}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.233}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {barreiras acústicas, controle de ruído, ruído rodoviário}, abstract = {O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que analisa diversas soluções para o controle de ruído de uma rodovia no estado de São Paulo. Este controle visa reduzir o nível de pressão sonora incidente nas fachadas das torres de um empreendimento residencial localizado próximo à rodovia. Diferentes cenários foram analisados utilizando o software CadnaA – DataKustik. As intervenções consideradas incluem: construção de barreiras acústicas, redução da velocidade máxima permitida para os veículos na via, restrição da passagem de grandes veículos de carga e alteração do pavimento da rodovia. Observou-se que, para atender ao critério de avaliação do nível de pressão sonora decorrente do uso e ocupação do solo, conforme estipulado na norma ABNT NBR 10151:2019, seria necessária uma combinação entre as diferentes intervenções propostas. || Title: Analysis of different interventions for noise control on a highway: a case study considering noise barriers, traffic speed, vehicle types and asphalt || Abstract: The purpose of this paper is to present a case study that analyzes different solutions for noise control on a highway in the state of São Paulo. This control aims to reduce the sound pressure level incident on the facades of the towers of a residential building located close to the highway. Different scenarios were analysed using the CadnaA – DataKustik software. The interventions considered include: construction of acoustic barriers, reduction of the maximum speed allowed for vehicles on the highway, restriction of the passage of large cargo vehicles and change of the road pavement. It was observed that, to meet the criteria for evaluating the sound pressure level resulting from land use and occupation, as stipulated in the ABNT NBR 10151:2019 standard, a combination of the different proposed interventions would be necessary.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.234, title = {Caracterização quantitativa e qualitativa da paisagem sonora do Bixiga, bairro tradicional da cidade de São Paulo: Estudo preliminar da historicidade e cultura das marcas sonoras do Bixiga}, author = {Klein, M. E. AND Michalski, R. L. X. N.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {49--59}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.234}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {avaliação qualitativa, avaliação quantitativa, ISO 12913, medição biauricular}, abstract = {Quando se trata de planejamento urbano, as abordagens tradicionais limitam-se à elaboração de análises quantitativas de ruído, ignorando outras dimensões associadas à sua subjetividade. Para uma avaliação completa, deve-se levar em consideração a atividade humana e sua relação com os sons do ambiente, a fim de compreender a historicidade e a cultura das marcas sonoras. O presente trabalho é um estudo inicial para a compreensão e aplicação da metodologia da ISO 12913. Para isso, foi realizada uma caracterização tanto quantitativa como qualitativa da paisagem sonora do bairro Bixiga, na cidade de São Paulo. O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, popularmente lembrado pelo sotaque italiano e pela rica atividade musical e cultural. Para a avaliação sonora quantitativa, foram realizadas medições em pontos estratégicos do bairro, buscando registrar diferentes parâmetros de níveis sonoros. Já a caracterização sonora qualitativa foi realizada com especialistas da área e convidados, visando o entendimento da paisagem sonora. A avaliação qualitativa ocorreu através da aplicação de questionários quanto à caracterização das fontes sonoras locais e a percepção sonora dos entrevistados. De forma simultânea, foram realizadas medições sonoras e sonoras biauriculares para a aplicação de modelos psicofísicos que caracterizam as sensações auditivas. || Title: Quantitative and qualitative characterization of the soundscape of Bixiga, a traditional neighborhood in the city of São Paulo: Preliminary study of the historicity and culture of Bixiga's sound marks || Abstract: In the context of urban planning, traditional approaches are limited to quantitative noise analyses, ignoring other dimensions associated with its subjectivity. For a complete assessment, human activity and its relationship with environmental sounds must be considered to understand the historicity and culture of the sound marks. The present work is an initial study for the comprehension and application of the ISO 12913 methodology. To this end, a quantitative and qualitative characterization of the soundscape of the Bixiga neighbourhood, in the city of São Paulo, was carried out. Bixiga is one of São Paulo’s most traditional neighborhoods, popularly remembered for its Italian accent and rich musical and cultural activity. For the quantitative sound evaluation, measurements were carried out at strategic points in the neighbourhood, seeking to record different sound level parameters. The qualitative sound characterization was carried out with experts in the field and invited guests, with the aim of understanding the soundscape. The qualitative evaluation took place through the application of questionnaires regarding the characterization of local sound sources and the sound perception of the interviewees. Simultaneously, sound and binaural sound measurements were performed for the application of psychophysical models that characterize auditory sensations.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.235, title = {Paisagem sonora rememorada do bairro de Bebedouro (Maceió – AL) afetado por desastre socioambiental}, author = {de Oliveira, P. L. AND Oliveira, R. V. S. AND Vergara, E. F.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {61--69}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.235}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {paisagem sonora histórica, patrimônio, desastre socioambiental}, abstract = {Em 2018, cinco bairros na cidade de Maceió, Alagoas, foram atingidos por um desastre socioambiental, causado pela extração de sal-gema por uma indústria multinacional química, que gerou desestabilidade generalizada da superfície, acarretando rachaduras nas edificações e crateras no solo. A área foi evacuada e em torno de setenta mil pessoas tiveram que abandonar os bairros. O resultado das medidas de desapropriação no local trouxe consigo um esvaziamento de dinâmicas no meio urbano e, com o vazio, possíveis apagamentos de histórias, relações e sons. Considerando o conceito de paisagem sonora que compreende os sons como percebidos por indivíduos em um contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar características de uma paisagem sonora passada destruída de um dos bairros afetados pelo desastre: o de Bebedouro. O método foi embasado na norma de paisagem sonora ISO/TS 12913-2 com entrevistas a ex-moradores e levantamentos de dados históricos. As análises indicaram uma paisagem conformada por sons do cotidiano relativos às construções (sino da igreja), à natureza (pássaros) e à própria sonoridade traumática das narrativas (choro e protesto). Assim, além de contribuir com avanços nos estudos de paisagem sonora que utilizam a memória como recurso, a principal contribuição deste trabalho está no registro de uma paisagem interrompida. || Title: Reminiscent soundscape of the Bebedouro neighborhood (Maceió – AL) affected by a socio-environmental disaster || Abstract: In 2018, five neighborhoods in the city of Maceió, Alagoas, were affected by a socio-environmental disaster, caused by the extraction of rock salt by a multinational chemical industry. This process generated widespread surface instability, causing cracks in the buildings and craters in the ground. The area was evacuated and approximately seventy thousand people had to leave their neighborhoods. The result of the expropriation measures at the site was an emptying of dynamics in the urban environment, and with the emptiness, the possible removal of histories, relationships, and sounds. Considering the soundscape concept, which understands sounds as perceived by individuals in a context, the aim of this research is to investigate characteristics of a destroyed past soundscape of one of the neighborhoods affected by the disaster: Bebedouro. The method was based on the ISO/TS 12913-2 soundscape standard, with interviews with former residents and surveys of historical data. The analysis indicated a landscape conformed by everyday sounds related to buildings (church bells), nature (birds) and the traumatic sounds of the narratives themselves (crying and protests). In addition, this research contributes to advances in soundscape studies that use memory as an informative resource to record an interrupted landscape.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.236, title = {Influência da paisagem sonora na qualidade do trabalho, lazer e descanso durante a pandemia de COVID-19}, author = {Peixoto, N. G. de M. AND Ferreira, L. R. AND Klein, M. E. AND Michalski, R. L. X. N. AND Monteiro, L. M.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {71--78}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.236}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {paisagem sonora, COVID-19, home office}, abstract = {O objetivo deste estudo é compreender como a paisagem sonora se relacionou com a qualidade dos ambientes de trabalho, descanso e lazer durante a pandemia de COVID-19, a partir da aplicação de questionários online no Brasil. Os resultados apontam uma piora na percepção de qualidade durante a pandemia. Não foi percebida interferência dos sons nas atividades de lazer, o que indica que a piora na qualidade foi devido à mudança no hábito de sair de casa. Para trabalho e descanso, a piora pode ser explicada pela necessidade de concentração para realizar atividades e pela expectativa de silêncio. Os sons externos foram amplamente percebidos e avaliados de forma mais negativa do que os internos. No caso dos sons internos, os resultados indicam que as pessoas tiveram maior percepção de controle sobre os sons produzidos dentro das residências, apesar das mudanças nas dinâmicas dos ambientes internos durante a pandemia. Além disso, sons de tráfego foram bastante percebidos com o retorno da normalidade das atividades antrópicas. Dessa forma, o estudo confirma parcialmente a hipótese de que a percepção da paisagem sonora está relacionada com a percepção da qualidade dos ambientes e oferece um retrato da paisagem sonora em um dos estágios da pandemia. || Title: Influence of the soundscape on the quality of work, leisure and rest during the COVID-19 pandemic || Abstract: The aim of this study is to understand how the soundscape has been related to the quality of work, rest, and leisure environments during the COVID-19 pandemic, based on the application of online questionnaires in Brazil. The results point to a worsening in the perception of quality during the pandemic. No interference from sounds was perceived in leisure activities, which indicates that the worsening in quality was due to the change in the habit of leaving home. For work and rest, the worsening can be explained by the need to concentrate to carry out activities and the expectation of silence. External sounds were widely perceived and evaluated more negatively than internal sounds. In the case of indoor sounds, the results indicate that people had a greater perception of control over the sounds produced inside their homes, despite the changes in the dynamics of indoor environments during the pandemic. Furthermore, traffic sounds were highly perceived as human activities returned to normal. As a result, the study partially confirms the hypothesis that the perception of the soundscape is related to the perception of the quality of environments and provides a portrait of the soundscape in one of the stages of the pandemic.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.237, title = {Avaliação do ruído de lazer em meio urbano: uma abordagem baseada em sistemas de monitorização sonora de baixo custo e na inteligência artificial}, author = {Weitbrecht, P. AND Monteiro, C. AND Jardim, C. AND Borin, M. AND Holtz, M. AND Jacomussi, L.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {79--84}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.237}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {monitoramento sonoro, paisagem sonora, caracterização da fonte}, abstract = {Com a crescente preocupação com a poluição sonora e os seus efeitos na saúde e no bem-estar, o desenvolvimento de um planejamento sonoro urbano eficaz torna-se extremamente necessário. No entanto, a paisagem sonora dos aglomerados urbanos é uma composição complexa de diferentes fontes e deve ser confrontada com uma abordagem multidisciplinar. O conceito de planejamento sonoro urbano aborda não somente a redução e o tempo de exposição ao ruído, mas também a natureza subjetiva e qualitativa do som, o que permite a concepção de ambientes acústicos favoráveis. Neste contexto, uma fonte sonora que se destaca é o ruído de lazer. Composta por diversas fontes, é de difícil caracterização e métodos de previsão ou medição padronizados ainda estão em desenvolvimento. No entanto, ela representa essencialmente a vivacidade da cidade e as importantes ações de relaxamento e socialização dos seus cidadãos. Diferentes grupos de pesquisa internacionais estudam como estações de monitoramento sonoro integradas com as mais recentes tecnologias poderiam melhorar a coleta de dados quantitativos relativos ao ruído recreativo, outros estudos desenvolveram questionários para compreender os seus aspectos subjetivos. Além disso, em São Paulo, foi criado um sensor sonoro de baixo custo com o objetivo de facilitar o monitoramento do ruído urbano. Uma visão geral do seu processo de desenvolvimento será apresentada neste artigo, bem como a evolução da aprendizagem de máquinas – machine learning - para o reconhecimento de fontes sonoras urbanas. || Title: Evaluation of leisure noise in urban environments: an approach based on low-cost sound monitoring systems and artificial intelligence || Abstract: With the growing concern about noise pollution and its effects on health and well-being, the development of effective urban sound planning is becoming highly necessary. However, the soundscape of the urban settlements is a complex composition of different sound sources and should be faced with a multidisciplinary approach. The urban sound planning concept addresses not only the reduction and time of exposure to noise, but also the subjective and qualitative nature of sound, which enables the design of favorable acoustic environments. In this context, one sound source that stands out is the leisure noise. Being composed by diverse sources, it is hard to be characterized, and standardized prediction or measuring methods are still under development. However, it represents essentially the liveliness of the city and the important actions of relaxation and socialization of their citizens. Different international research study how sound monitoring stations integrated with the latest technologies could improve the collection of quantitative data regarding recreational noise, other studies have developed questionnaires to understand its subjective aspects. Furthermore, in São Paulo, a low-cost sound sensor was created with the aim of facilitating urban noise monitoring. An overview of its development process will be presented in this article, as well as the evolution of machine learning for urban sound source recognition.}, } @Article{aev:2023-10.55753/aev.v38e55.254, title = {Engenharia Acústica: Um curso acadêmico completo de graduação no Brasil}, author = {Fonseca, W. D'A.}, journal = {Acústica e Vibrações}, year = {2023}, issn = {1983-442X, 2764-3611}, month = {dezembro}, number = {55}, pages = {85--98}, volume = {38}, doi = {10.55753/aev.v38e55.254}, publisher = {Sociedade Brasileira de Acústica}, keywords = {ensino, graduação, acústica, universidade, ensino ativo, engenharia}, abstract = {Este artigo é uma tradução para o português do artigo originalmente publicado em 2022 na edição especial sobre Educação do Journal of the Acoustical Society of America (sua diagramação foi elaborada similar ao original). O artigo conta diversos aspectos do curso de Engenharia Acústica criado na UFSM. Reproduzido de "William D'Andrea Fonseca, Eric Brandão, Paulo H. Mareze, Viviane S. G. Melo, Roberto A. Tenenbaum, Christian dos Santos, Dinara Paixão; Acoustical engineering: A complete academic undergraduate program in Brazil. J. Acoust. Soc. Am. 1 August 2022; 152 (2): 1180–1191. https://doi.org/10.1121/10.0013570", com a permissão da Acoustical Society of America. Resumo original: A acústica é um campo amplo de conhecimento que abrange diversos ramos na física dos fenômenos ondulatórios, psicologia, ciências naturais e engenharia. Geralmente, é ensinada como parte de programas de engenharia, física ou arquitetura, ou até mesmo em programas de pós-graduação especializados no tema. No Brasil, a acústica era ensinada apenas em programas de pós-graduação até a criação do curso de Engenharia Acústica (EAC) em 2009, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um curso de graduação integral dedicado à acústica, áudio e vibração (com duração de dez semestres). Este artigo apresenta seu programa acadêmico completo, o processo de criação e o estabelecimento profissional do engenheiro acústico. Em seguida, o programa de estudos e as disciplinas são elucidados e detalhados, além disso, as metodologias de ensino utilizadas também são discutidas. O curso emprega diversas estratégias de aprendizagem ativa, como a aprendizagem baseada em projetos, visando transformar o conhecimento abstrato em concreto. A interação entre a universidade, engenheiro acústico e a sociedade também é apresentada e esclarecida. A inserção dos graduados no mercado de trabalho e seus locais de atuação são apresentados como resultados. Como parte fundamental da formação do engenheiro, a infraestrutura utilizada, seja ela de ponta ou de equipamentos econômicos, é detalhada no contexto do ensino e da pesquisa. Finalmente, alguns dos projetos de pesquisa em andamento são descritos. || Title: Acoustical engineering: A complete academic undergraduate program in Brazil || Abstract: This article is a Portuguese translation of the article originally published in 2022 in the special issue on Education of the Journal of the Acoustical Society of America (its layout has been made similar to the original). The article describes various aspects of the Acoustical Engineering Program created at UFSM. Reproduced from "William D'Andrea Fonseca, Eric Brandão, Paulo H. Mareze, Viviane S. G. Melo, Roberto A. Tenenbaum, Christian dos Santos, Dinara Paixão; Acoustical engineering: A complete academic undergraduate program in Brazil. J. Acoust. Soc. Am. 1 August 2022; 152 (2): 1180–1191. https://doi.org/10.1121/10.0013570", with the permission of the Acoustical Society of America. Original Abstract: Acoustics is a broad field of knowledge that extends branches all over the physics of wave phenomena, psychology, natural sciences, and engineering. It is taught, in general, as part of engineering, physics, or architecture programs, or even in graduate programs specialized in the theme. In Brazil, acoustics was taught in graduate programs until the creation of Acoustical Engineering in 2009, at the Federal University of Santa Maria, an integral undergraduate program dedicated to acoustics, audio, and vibration (lasting ten semesters). This article presents its complete academic program, its creation process, and the professional establishment of the acoustical engineer. In the following, the program of study and subjects are elucidated and detailed, and the teaching methodologies used are also discussed. The program employs several active learning strategies, like project-based learning, aiming to transform abstract into concrete knowledge. The interaction of the university, the acoustical engineer, and society is also presented and clarified. The placement of graduates in fields and their workplaces are presented as outcomes. As a fundamental part of the engineer’s formation, the infrastructure used, whether state-of-the-art or cost-effective equipment, is detailed in the context of teaching and research. Finally, some of the ongoing research projects of the students are described.}, }