Desenvolvimento de força de amortecedores através da análise de conforto

Autores

  • Claudio Alvarenga COFAP – Cia Fabricadora de Peças – Divisão de Amortecedores

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v6e09.74

Palavras-chave:

amortecedores, análise de vibrações, análise quantitativa, acelerômetros

Resumo

O uso da análise de conforto de acordo com a norma ISO 2631, permite obter valores numéricos para a sensação de conforto do indivíduo, ao invés das avaliações subjetivas usadas normalmente. Desta forma, estamos desenvolvendo o uso de acelerômetros, gravadores e analisadores de espectro para a análise de vibrações, e em particular para a análise de conforto. Através desta técnica estamos conseguindo resultados bastante satisfatórios para a definição de amortecedores em novos veículos e também para a atualização de veículos já em produção.

Referências

International Standard ISO 2631. Guide for the evaluation of human exposure to whole-body vibration - Second edition - 1978.

Gerges, Sarmir N .Y. - Apostila do curso Intensivo sobre Processamento e Análise de Sinais. Universidade Federal de Santa Catarina e Brüel & Kjaer do Brasil - 1985.

Bragatto, Luiz Antonio - Apostila do curso de Vibrações Mecânicas, procedimentos de Registro e Análise - Cepstrum Engenharia - 1988.

Apostila do Curso de Avaliação da Exposição e Vibração - Instituto Brasileiro de Gerência de Riscos.

Capa - Desenvolvimento de força de amortecedores através da análise de conforto (Acústica e Vibrações 09)

Downloads

Publicado

01/jun/1991

Como Citar

ALVARENGA, C. Desenvolvimento de força de amortecedores através da análise de conforto. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 6, n. 09, p. 26–36, 1991. DOI: 10.55753/aev.v6e09.74. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev09_amortecedores. Acesso em: 21 out. 2024.