Edições anteriores

  • Acústica e Vibrações 53

    Acústica e Vibrações 53
    v. 36 n. 53 (2021)

    Editorial

    Com muita satisfação, a Comissão Editorial da Revista Acústica & Vibrações apresenta sua edição número 53. Este exemplar traz grandes novidades: a Revista agora é aberta para a comunidade e atende aos critérios de indexação das principais bases de dados com a adição do identificador digital DOI. Além disso, conta com seu próprio site (https://revista.acustica.org.br), contendo o arquivo com todas as edições já publicadas.

    Segue um pequeno histórico sobre a Revista Acústica & Vibrações. Concebida em 1985 pela Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), ela era apenas um Boletim para os associados da entidade. No entanto, com o crescimento da área, em novembro de 1988, alcançou o status de Revista, abrangendo um maior conteúdo técnico-científico. Ao longo dos anos ela passou por muitas etapas, sendo que em 2021 acontece sua abertura para a comunidade, indexação e adição do identificador digital DOI.

    A edição número 53 da Revista Acústica & Vibrações conta com oito artigos de diferentes ramos da área de acústica e vibrações.

    O artigo de Bárbara Fengler, Karina Sá, Raquel Rossatto, e José Carlos Giner apresenta um estudo inicial do uso de um modelo em Modelagem da Informação da Construção, BIM (Building Information Modeling), a partir do esquema de dados Industry Foundation Classes, IFC, e a ferramenta IfcOpenShell, para estimar o desempenho acústico de uma divisória. 

    O trabalho de Jacson Vargas, Hideraldo Santos, Lucas Kulakauskas, Arcanjo Lenzi e Olavo Silva, do Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA), da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta uma análise experimental das fontes de ruído em uma lavadora de roupas de carregamento frontal. Foram caracterizadas as contribuições do ruído radiado pelo motor, pelo tanque e pelo gabinete da lavadora. Os resultados confirmam a hipótese preliminar de que o motor elétrico é a principal fonte de ruído da lavadora analisada.

    O estudo de Ranny Michalski, Alessandra Shimomura e Roberta Mülfarth, da USP, analisou e comparou condições de ruído urbano antes e durante a pandemia no centro de São Paulo, SP, com o intuito de verificar as mudanças entre os dois cenários. Os resultados mostram uma redução nos valores medidos e confirmam a hipótese de que as medidas adotadas de restrição social impactaram na paisagem sonora urbana.

    Fernanda Caldas e Bruno Masiero, da Unicamp, realizaram um estudo de avaliação de três algoritmos promotores de esparsidade para determinar a direção de fontes em uma cena sonora utilizando um arranjo esférico de microfones em três condições: cenas simuladas com e sem ruído aditivo e uma situação real com uma fonte gravada em ambiente quase anecoico. No caso das cenas simuladas, os algoritmos apresentaram um resultado satisfatório sendo capazes de determinar acuradamente o número de fontes e suas direções.

    O artigo de Valdiney Sousa e Alexandre Teixeira apresenta uma abordagem diferente e de fácil interpretação sobre o tema “dose de vibração”, ao definir uma dose adimensional para vibração de corpo inteiro e aplicá-la em exemplos conhecidos em guias técnicos.

    O artigo de Tais Felipetto, Maria Fernanda de Oliveira, Fernanda Rossatto, Lorenzo Kerber e Rafael Heissler busca identificar alterações em atenuadores para controle de ruído em sistemas de ar-condicionado com a incorporação de materiais fono-absorventes reaproveitados e chega a resultados de coeficientes de absorção sonora muito próximos aos de materiais primários. 

    O artigo de Tamáris da Costa Brasileiro-Meneses, Virgínia Araújo e Bianca Carla Dantas de Araujo apresenta um compilado dos parâmetros para avaliação de ruído ambiental em normas e leis ambientais de países da América do Sul. Da pesquisa, concluiu-se que, no geral, os países definem os níveis sonoros permitidos a partir do zoneamento urbano e da divisão entre os períodos noturno e diurno, sendo o Paraguai o único país que apresentou valores específicos para os horários de pico.

    Encerrando a seção de artigos científicos, o artigo de Viviane Melo, Roberto Tenenbaum, Edna Sofia Santos, Murilo Soares e Gabriel Sampaio, da UFSM, apresenta um estudo de validação dos resultados do código computacional RAIOS 7 de simulação numérica de acústica de salas com aurilização. São validados o cálculo dos parâmetros acústicos e as respostas impulsivas tanto monoauriculares como biauriculares. 

    A edição 53 conta também com dezenove encartes, apresentados nas seções Chamadas e News & Reviews. São apresentados detalhes sobre: as atividades do INAD 2021, o fechamento do Ano Internacional do Som 2020 & 2021, resenhas de cinco livros na área de acústica e vibrações (em português e inglês), o acordo de cooperação mútua assinado entre a Sobrac e a Sociedade Portuguesa de Acústica (SPA), a Sala de Escuta Crítica em construção na Unicamp, o Young Acousticians Network (YAN), o processo eleitoral da Sobrac referente ao biênio 2021–2022, o Festival Internacional de Música em Casa (Fimuca Áudio), o workshop online: Planejamento urbano acústico em zonas culturais, o 1° Colóquio Virtual “Cuscuz com Acústica” da Sobrac NE e o II Mês Acadêmico da Engenharia Acústica.

    A seção News & Reviews conta também com um pequeno artigo sobre uma nova aplicação para o  sonômetro Brüel & Kjær, modelo 2245, chamada Product Noise Partner. Outro artigo muito interessante da seção é sobre simulações de acústica de salas desenvolvidas nas universidades do Brasil. Na sequência, tem-se informações sobre o curso de Engenharia Acústica, ganhador das 5 estrelas no Guia da Faculdade do Jornal Estadão. Por fim, temos uma lista com os próximos eventos de acústica no Brasil e no mundo.

    Também temos chamadas neste número: como publicar artigos na revista; como se associar à Sobrac e informações sobre FIA 2020/2022 e o VII Seminário Gaúcho de Acústica e Vibrações (Segav).

    Gostaríamos também de aproveitar a oportunidade para convidar o leitor para o 12o Congresso Iberoamericano de Acústica (FIA) em conjunto com o XXIX Encontro da Sobrac, que será realizado em Florianópolis, de 28 a 31 de agosto de 2022, reagendado novamente por conta da pandemia. A programação incluirá palestras de especialistas mundialmente renomados, bem como apresentações de trabalhos e pôsteres sobre temas relacionados às áreas de Acústica e Vibrações. Uma exposição técnica com os últimos avanços em produtos e equipamentos ocorrerá em paralelo ao Congresso. Convidamos também para o VII Seminário Gaúcho de Acústica e Vibrações, realizado de forma presencial em São Leopoldo, RS, no dia 23 de setembro de 2022.

    Gostaríamos de agradecer à Sobrac, aos autores e ao grupo de pareceristas-revisores, pela contribuição para a presente edição (que quebra um recorde de páginas, sendo a maior já publicada).

    Aproveite a leitura!

    Cordialmente,

    Editores Revista A&V n◦ 53, dezembro de 2021.

    William D’Andrea Fonseca e Ranny L. X. N. Michalski

    Conteúdo em resumo:

    • Simulação do desempenho acústico de um modelo BIM a partir do esquema de dados IFC;
    • Análise experimental das fontes de ruído em uma lavadora de roupas com auxílio da análise de ordem;
    • Avaliação de ruído urbano durante a pandemia de COVID-19: um estudo de caso no centro de São Paulo/SP;
    • Avaliação de algoritmos promotores de esparsidade para localização de fontes com arranjo esférico de microfones;
    • Dose de vibração, uma abordagem diferente sobre o tema;
    • Atenuadores para controle de ruído em sistemas de ar-condicionado: estudos com a utilização de materiais reaproveitados;
    • O Estado da arte das legislações sobre ruído ambiental na América do Sul;
    • Validação de programa de simulação acústica de salas via intercomparação internacional e aferição de inteligibilidade; e
    • Encartes: Publique seu artigo na Acústica e Vibrações; Associe-se à Sobrac – Sociedade Brasileira de Acústica; XII Congresso Iberoamericano de Acústica e XXIX Encontro da Sobrac; VII SeGAV – Seminário Gaúcho de Acústica e Vibrações; Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído — INAD Brasil 2021; Fim do Ano Internacional do Som; Resenhas de livros; Sobrac e SPA assinam acordo de cooperação mútua; O novo “Som do Silêncio” na Unicamp; Young Acousticians Network – YAN; Eleições Sobrac 2020; Festival Internacional de Música em Casa; Workshop online: Planejamento urbano acústico em zonas culturais; 1º Colóquio virtual da Sobrac NE; II Mês Acadêmico da Engenharia Acústica (Universidade Federal de Santa Maria); HBK 2245 Product Noise e 2245 Open API; Simulações de Acústica de Salas desenvolvidas nas universidades do Brasil; Brasil tem curso de Engenharia Acústica 5 estrelas; e Eventos de acústica pelo Brasil e pelo mundo.
  • Acústica & Vibrações 52

    Acústica e Vibrações 52
    v. 35 n. 52 (2020)

    A Comissão Editorial da Revista Acústica & Vibrações apresenta com grande satisfação a edição número 52, contendo uma série de novidades. Começamos elaborando sobre a estruturação da própria comissão, sendo que já neste número contamos com o apoio dos Editores Associados Ranny Michalski e Olavo Silva, profissionais com ampla experiência nos temas de A&V, que chegam para apoiar o crescimento da revista. Temos também, neste número, o apoio do Editor Convidado Paulo Mareze, professor do Curso de Engenharia Acústica da UFSM.

    Nesta edição temos sete artigos técnico-científicos e onze encartes. O leitor pode acessar:

    • Revista completa;
    • Encartes completos;
    • Artigos separadamente; ou
    • Encartes separadamente.

    Basca ver os links aqui abaixo. Cada item tem sua página específica e é muito fácil exportar a bibliografia, caso necessário.

    Esperamos, a cada edição, publicar trabalhos dos mais variados ramos da área de acústica e vibrações. Para tanto, estamos investindo no aumento da atratividade da revista com a criação de novas seções, com mais espaço dedicado para a divulgação de ferramentas e eventos, e com a ampliação da publicidade nos meios acadêmicos. Queremos ainda agradecer à Sobrac, aos autores e ao grupo de pareceristas-revisores, pelo árduo e dedicado trabalho, imprescindíveis para tornar realidade esta publicação.

    Aproveite a leitura!

    Cordialmente,

    Editores Revista A&V, nº 52, julho de 2020.

    William D’Andrea Fonseca, Ranny L. X. N. Michalski, Olavo M. Silva e Paulo Henrique Mareze

    Conteúdo em resumo:

    • Otimização de um metamaterial acústico labiríntico para absorção sonora na faixa de frequências de 100 – 300 Hz;
    • Desenvolvimento e otimização de silenciador automotivo orientado a protótipos Formula Student;
    • Ajuste de um modelo de parâmetros concentrados da orelha média usando diferentes funções objetivo;
    • Exposição do risco ocupacional às vibrações mão-braço na operação de lixadeiras orbitais em marcenarias;
    • Adequação acústica do Teatro Armando Gonzaga por meio de simulação computacional;
    • Percepção da qualidade acústica de ambientes por alunos dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores;
    • Considerações iniciais sobre a regulamentação de ruído para aeronaves eVTOL;
    • Chamadas: Publique na A&V, Escrevendo o artigo em LaTeX/Overleaf, Associe-se à Sobrac, INAD Brasil 2020, Ano do Internacional do Som 2020-2021, Congresso FIA/Sobrac 2020, V SeGAV, Congressos de acústica pelo mundo e Proceedings online; e
    • News & Reviews: Resenhas de livros, Novo sonômetro B&K 2245 e Seminário FAU USP sobre Mapeamento Sonoro.
  • Acústica e Vibrações 51

    Acústica e Vibrações 51
    v. 34 n. 51 (2019)

    Editorial

    Prezado leitor da Acústica e Vibrações, é com muita satisfação que lhe trazemos mais este exemplar. Esta edição conta com uma versão gratuita, que contém apenas a primeira página de cada artigo, com o intuito de dar mais subsídio para que aqueles ainda não associados à Sobrac possam avaliar uma das vantagens de se inscrever (veja detalhes como se associar na seção Chamadas).

    Temos aqui cinco artigos, começando pelo trabalho de Bruna Croce e Júlio Torres da UFRJ, que aborda um tema pertinente, relativo ao problema de ruído em hospitais. Além da metodologia usada na avaliação, há uma discussão que certamente será levada à diante por nossa comunidade, relacionada aos níveis máximos permitidos pela norma ABNT 10151.

    O artigo de Ranny Michalsky e Giovanna Caparroz (FAU/USP) descreve a produção do mapa de ruído de uma região no centro da cidade de São Paulo, procurando relacioná-lo com as impressões da população sobre a paisagem sonora do local. Um dos pontos interessantes é o início de uma discussão mais humanizada sobre o problema do ruído urbano, cuja percepção também depende de outros sentidos, além da audição.

    As pesquisadoras da UFRN, Tamiris, Luciana, Débora, Virgínia e Bianca, que assinam o terceiro artigo, nos trazem um interessante compêndio de mapas de ruído já realizados no Brasil e discutem outras fontes de informação que poderiam gerar dados geo-referenciados. Nesse artigo, alguns mapas de denúncias sobre poluição sonora são também apresentados.

    Vanessa Mariz e Camila Araújo, da UFMG, realizaram um estudo com engenheiros e arquitetos, todos docentes, para quantificar a preocupação com a acústica em seus projetos. Conforme seus resultados, há uma preocupação em cerca de 60% da população estudada. Tal estudo deve nos instigar a promover e intensificar campanhas de conscientização.

    Encerrando a seção de artigos científicos, Rodolfo Thomazelli e Stelamaris Bertoli, da FEC/Unicamp, nos apresentam em detalhes o projeto, construção e avaliação de um tubo de impedâncias específico para medições de impedância sonora em frequências baixas, como requerido ao avaliar ressonadores de Helmholtz.

    Além dos artigos científicos, na seção de Chamadas, o leitor encontrará um texto de nosso Editor-chefe, incentivando as publicações na revista Acústica e Vibrações. Não deixe de ler e verificar os tipos de artigos aceitos para publicação, bem como algumas sugestões sobre temas a serem abordados.

    Não poderíamos deixar de destacar aqui os textos sobre duas ações mundiais, com suas respectivas
    coordenações no Brasil, para a conscientização sobre questões relacionadas ao som: o INAD e o Ano
    Internacional do Som. Confiram os detalhes e engajem-se nessas campanhas, cujo sucesso depende de nossa atuação!

    Várias chamadas para eventos científicos sobre acústica e vibrações que ocorrerão nos anos de 2020 e 2021 são apresentadas quase ao final desta nossa edição, com destaque ao XII Congresso Iberoamericano de Acústica (FIA) e XXIX Encontro da Sobrac que serão realizados conjuntamente em 2020, na paradisíaca Florianópolis. Além da oportunidade de trocar experiências e conhecimento, o evento nos relembra a primeira edição do FIA, ocorrida na mesma cidade em 1998.

    Para alcançarmos uma qualidade e visibilidade cada vez maior, além dos autores, publicamos aqui um agradecimento especial e nominal aos pareceristas e revisores que dedicaram-se à leitura e crítica dos artigos submetidos. Lembramos aqui que, mesmo quando um artigo não é aceito, o parecer cumpre uma função de construção do conhecimento e serve para uma "afinação"de nossos discursos.

    Para encerrar esta edição, contamos com mais uma novidade, a nova seção chamada de News & Reviews, constando três mini artigos técnicos muito interessantes. Um deles sobre a construção de um modelo computacional e simulação do Theatro Treze de Maio, em Santa Maria (RS), de Caroline Gaudeoso e William Fonseca (UFSM). Carolina, Marcel, Marcos e Paola nos trazem a descrição de uma sala de audição crítica construída na empresa Harmonia, de acordo normas nacionais e internacionais. E, por fim, Rémi Guastavino (adaptado por Rose Esteves e William Fonseca) nos apresenta a descrição da nova cabeça artificial da Brüel & Kjaer com uma construção que reproduz características do sistema auditivo e do aparelho fonador humano, para os mais diversos propósitos, como o desenvolvimento nos ramos de comunicação e entretenimento.

    Muito obrigado e uma ótima leitura!

    Cordialmente,

    Prof. Dr. William D’Andrea Fonseca
    Prof. Dr. Márcio Henrique de Avelar Gomes

    Conteúdo em resumo:

    • Avaliação da Qualidade Acústica no Entorno do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF);
    • Avaliação sonora de espaços urbanos na área central de São Paulo: o caso da Avenida Ipiranga;
    • Mapas Sonoros: histórico e levantamento da atual produção brasileira;
    • Acústica: visão do docente sobre a elaboração de projetos e o impacto na saúde auditiva;
    • Tubo de impedância para baixas frequências: construção e validação; e
    • Chamadas & News and Reviews.
  • Acústica e Vibrações 50

    Acústica e Vibrações 50
    v. 33 n. 50 (2018)

    Editorial

    A Comissão Editorial da Revista Acústica e Vibrações apresenta a Edição n°50 comemorativa com grande satisfação. Ela traz várias novidades para autores e leitores, isto é, inovações para a revista e artigos que ela contém.

    Internacionalização é algo importante para revistas científicas e técnicas, promovendo o acesso ao conteúdo por um público maior. Assim, buscando a internacionalização para a A&V, a primeira página de cada artigo funcionará como a identificação do trabalho/artigo. Ela conterá além de título, nomes, filiações, resumo e palavras-chave, também (os novos campos) PACS, title, abstract e keywords.

    Como novidade, ainda na primeira página, haverá um código único de identificação, o chamado DOI (Digital Object Identifier), sendo o artigo cadastrado em um base de dados internacional, facilitando o acesso para que ele seja encontrado na internet. Com isso, espera-se mais acessos e que os artigos sejam mais citados.

    Os modelos de arquivo (templates) para a escrita de novos artigos foram renovados, sendo disponibilizadas versões para escrita em Latex e Ms Word. Eles estão disponíveis tanto no website da Sobrac, quanto no Overleaf. As instruções foram todas reescritas, contemplando normas de escrita e formato. Com isso, padronizam-se os estilos, tornando as submissões já no formato final do artigo. A partir deste número, as referências bibliográficas passam a ser numeradas (assim como permitido na normativa brasileira).

    A revista digital completa (em PDF), agora contém links clicáveis e marcadores (bookmarks), facilitando a navegação. Todos os artigos são abertos à direita, por isso eventualmente algumas páginas em branco constam no número completo.

    Com as atualizações supracitadas, a Revista Acústica e Vibrações está com sua diagramação semelhante às grandes revistas do ramo como, por exemplo, o Journal of the Acoustical Society of America e o Journal of Sound and Vibration.

    A&V é, como sabemos, uma revista congregadora que abrange diversas áreas do conhecimento. Neste número trazemos sete artigos, organizados em uma ordem em que busca-se alguma conexão com o conseguinte.

    O primeiro artigo versa sobre a construção de uma aparato para rastreamento de cabeça, utilizando hardware de baixo custo. Na sequência, tem-se um artigo com o uso de redes neurais artificiais para a aplicação em acústica virtual, utilizando-se também de HRTFs.

    Ainda empregando muito de processamento de sinais, o terceiro artigo apresenta “Resultados comparativos para a Sala 10 do Round Robin 4 obtidos pelo código computacional RAIOS 7”, aclarando os cenários e mostrando os parâmetros objetivos obtidos. No quarto artigo, explora-se o uso de arranjos de microfones para a estimativa in situ de impedância acústica, parâmetro de notável importância em acústica computacional.

    No quinto artigo, a revista vai na direção de sistemas construtivos e arquitetura, apresentando a “influência do preenchimento de blocos cerâmicos com vermiculita expandida” para paredes, constando aspectos experimentais e resultados pertinentes.

    O sexto artigo faz a ponte entre arquitetura e modelos virtuais para simulação, discutindo pormenores da geometria e resultados de simulação. Por fim, o último artigo (não menos importante) traz o “mapa de ruído como ferramenta de diagnóstico e projeto”, destacando aspectos de regulamentação e examinando resultados.

    Após os artigos técnicos, existem ainda alguns elementos ao final deste número. O primeiro deles é o artigo modelo, intitulado “Instruções e modelo de artigo para a Revista Acústica e Vibrações (2018–2021)”, que pode ser usado como guia para os autores.

    Tem-se, na sequência, as chamadas: associe-se a Sobrac (com informações para novos interessados em se associar), chamada especial para o 12º Congresso Iberoamericano de Acústica - FIA 2020 em conjunto com o XXIX Encontro da Sobrac (que será realizado em Florianópolis, SC) e uma seção dedicada com uma bela lista de “congressos de acústica pelo mundo”, elencando datas, locais e websites. Ainda, uma breve descrição do processo de criação da capa comemorativa desta edição está colocado no encarte final. Finalmente, a edição é fechada com o editorial em língua inglesa.

    É muito importante tecer aqui o agradecimento à Diretoria da Sobrac pelo convite, aos autores e ao grupo de revisores, pelo árduo e bonito trabalho, imprescindíveis para tornar realidade esta publicação.

    Cordialmente,

    Prof. Dr. William D’Andrea Fonseca

    Conteúdo em resumo:

    • Dispositivo rastreador de movimentos da cabeça baseado em Arduino: construção e utilização em acústica;
    • Técnica rápida para geração de aurilizações utilizando redes neurais artificiais;
    • Resultados comparativos para a Sala 10 do Round Robin 4 obtidos pelo código computacional RAIOS 7;
    • Medição in situ de impedância acústica com arranjo de microfones e algoritmos promotores de esparsidade;
    • Desempenho acústico de paredes: influência do preenchimento de blocos cerâmicos com vermiculita expandida;
    • A acústica dos espaços urbanos em microescala: geometria e acurácia em modelos virtuais; e
    • Mapa de ruído como ferramenta de diagnóstico e projeto.

     

  • Acústica e Vibrações 49

    Acústica e Vibrações 49
    v. 32 n. 49 (2017)

    Editorial

    A Comissão Editorial da Revista Acústica e Vibrações apresenta a Edição n°49. Esta edição traz sete artigos que abrangem assuntos relativos ao processamento de sinais aplicado a técnica de identificação de sistemas e deconvolução de traços sísmicos; análise numérica e experimental da medição da impedância acústica e absorção sonora; determinação de propriedades mecânicas para controle de ruído; realidade virtual acústica e acústica de edificações.

    A edição inicia-se com um trabalho que aborda aspectos como: pós-processamento de sinais, filtros, controle ativo e instrumentação. Tudo isso visando à implementação da técnica de identificação de sistemas em plataformas AD/DA-DSP de relativo baixo custo como o Arduino. No trabalho são utilizadas ferramentas de otimização matemática em conjunto com técnicas de filtragem. A abordagem é teórico-prática e a implementação em hardware é conduzida e testada em condições com e sem fone de ouvido. A discussão é frutífera no que tange a dificuldades e limitações das plataformas escolhidas.

    O segundo artigo aborda o tema de imageamento sísmico a partir de métodos de pós-processamento de sinais, utilizando e discutindo aspectos da deconvolução entre o traço sísmico e o pulso emitido pela fonte. Ainda, um algoritmo de mínimos quadrados é empregado em conjunto com um filtro adaptativo para recuperar o sinal original. A teoria é apresentada previamente e há discussões pertinentes em dados simulados e reais, mostrando a efetividade das técnicas.

    Na sequência há um trabalho que combina aspectos experimentais e de cunho numérico. O tópico é a medição de impedância acústica e absorção sonora de forma in situ, empregando a técnica de dois microfones (ou sonda PP). Ademais, é apresentada uma modelagem para fins comparativos utilizando o Método dos Elementos Finitos. As abordagens são colocadas em prática para algumas amostras/casos específicos, aclarando detalhes e limitações inerentes às metodologias.

    O artigo seguinte propõe uma alteração construtiva em compressores herméticos utilizados em refrigeradores capaz de contribuir significativamente para a redução de ruído num ambiente. Trata-se de um ótimo exemplo relativo à prática da engenharia, que articula conhecimentos de mecânica dos sólidos, vibrações, acústica e métodos numéricos aplicados ao controle de ruído na fonte sonora. O leitor terá prazer em ler sobre o uso de um modelo de viga de Timoshenko aplicado ao levantamento experimental de parâmetros que são utilizados na modelagem por elementos finitos do compressor, a qual é utilizada para aferir a redução de potência vibratória esperada deste componente do refrigerador.

    Uma abordagem para a avaliação da qualidade de uma aurilização (ou auralização) é o tema do artigo “Validação da realidade virtual acústica via testes de articulação em salas ruidosas e reverberantes”. Este trabalho é uma evolução daquele apresentado em nossa edição anterior, agora em situações onde tanto a reverberação, quanto o ruído de fundo são maiores. Resultados obtidos por meio da realização dos testes em duas salas foram comparados com aqueles obtidos a partir da simulação computacional destes ambientes.

    Para encerrar a seção de artigos, trazemos dois trabalhos relacionados à acústica de edificações. O primeiro deles apresenta uma caracterização de materiais na qual seu componente principal é a lã de PET quanto ao isolamento aéreo e de impacto, bem como ao coeficiente de absorção sonora. A manutenção de suas propriedades no decorrer dos anos e do uso também foi avaliada, de acordo com procedimento normatizado. Além de um resultado promissor obtido a partir de reaproveitamento de resíduos, destacamos a apresentação clara dos procedimentos descritos nas normas mais atuais.

    O segundo desses artigos apresenta a criação de um banco de dados que fornece informações sobre isolamento sonoro aéreo e de impacto para diversas tipologias de elementos construtivos nacionais, algo urgente e essencial para tornar o trabalho do projetista mais eficiente. Tal banco de dados é apresentado na forma de uma planilha eletrônica que pode ser alimentada por seus usuários com dados experimentais obtidos tanto em laboratórios quanto em campo. Além de possibilitar a catalogação destes dados, modelos para estimativa do isolamento em situações específicas foram programados e facilitam o uso da ferramenta para avaliações prévias, que podem ser utilizadas por agências de financiamento imobiliário.

    Fechamos a presente edição com a apresentação de uma novidade: o I Concurso Estudantil Conrado Silva, cujo regulamento pode ser lido no presente volume. Tal iniciativa visa aumentar a visibilidade e estimular o envolvimento de estudantes de diversos cursos com a Acústica. O concurso faz parte das atividades relativas ao XXVIII Encontro da SOBRAC, a ser realizado em outubro de 2018 em Porto Alegre, evento para o qual temos a satisfação de convidá-los!

    Os editores da Revista Acústica e Vibrações – edição n.49 – agradecem à Diretoria da SOBRAC pelo convite, aos autores e ao grupo de revisores, cujo trabalho foi imprescindível para tornar realidade essa publicação.

    Cordialmente,

    Prof. Dr. William D’Andrea Fonseca
    Profª. Drª. Dinara Xavier da Paixão
    Prof. Dr. Márcio Henrique de Avelar Gomes

    Conteúdo em resumo:

    • Estudo da técnica de identificação de sistemas implementada em microcontroladores Arduino Due e Teensy 3.6;
    • Estimativa de pulso para a deconvolução de traços sísmicos;
    • Análise numérica e experimental da medição da impedância acústica e absorção sonora utilizando a técnica in situ com dois microfones;
    • Análise de um novo material polimérico para uso em tubo de descarga de compressores herméticos;
    • Validação de realidade virtual acústica via testes de articulação em salas ruidosas e reverberantes;
    • Uso da lã de PET para a absorção sonora e o isolamento acústico; e
    • Ferramenta para análise do desempenho acústico das edificações para fins de financiamento imobiliário.

     

  • Acústica e Vibrações 47

    Acústica e Vibrações 47
    v. 30 n. 47 (2015)

    Editorial

    Chegamos ao final de 2015, o qual ficou marcado pela comemoração dos 30 anos da SOBRAC, celebrado em um memorável evento no Rio de Janeiro-RJ, no mês de novembro, sob a coordenação da Professora Maria Lygia Alves de Niemeyer.

    Os desafios são grandes e o país enfrenta uma crise de grandes proporções, porém, vemos um crescimento na demanda por projetos e serviços nas áreas de Acústica e Vibrações, seja pela consciência crescente em relação a ambientes melhor qualificados, seja pela pressão advinda da NBR 15.575.

    Dessa forma, torna-se ainda mais relevante a produção de pesquisa nas referidas áreas do conhecimento, enfatizando a importância da nossa Revista Acústica e Vibrações, como principal veículo nacional de divulgação das pesquisas científicas produzidas pelos membros de nossa sociedade.

    Por fim, aproveitamos este espaço para, mais uma vez, agradecer a todos que contribuíram com o envio de artigos para esta Revista, subsidiando assim um crescimento contínuo e sólido da mesma e, consequentemente, da nossa Sociedade Brasileira de Acústica.

    Gustavo da Silva Vieira de Melo

    Newton Sure Soeiro

    Artigos:

    • Análise da paisagem sonora de quatro parques públicos na Amazônia brasileira
    • Análise de parâmetros acústicos em edificações de ensino e pesquisa utilizando a NBR 15.757: um estudo de caso
    • Avaliação de frequência, temperatura e atenuação da dose de ultrassom terapêutico em modelo de biomembrana de pele suína
    • Avaliação do desempenho acústico de edificações habitacionais em Fortaleza e análise do PEBD em sistemas de contrapiso flutuante
    • Desenvolvimento e validação de um sistema para controle de qualidade em linha de montagem de câmbios automotivos utilizando filtragem adaptativa
    • Identificação dos níveis de pressão sonora em um duto fechado/aberto via Técnica dos Elementos Finitos
    • Igreja de São Miguel Arcanjo das Missões Jesuíticas: influência das posições do coro nos parâmetros acústicos
    • Obtenção de modelo matemático para a avaliação do ruído de tráfego em Belém-PA
    • O Engenheiro Acústico tem lugar no Ministério da Saúde? No Chile, sim. No Brasil, habilitam-se convergências e novos desafios
    • O estudo do impacto de vizinhança (EIV) relativo à ocorrência de emissões sonoras
  • Acústica e Vibrações 46

    Acústica e Vibrações 46
    v. 29 n. 46 (2014)

    Editorial

    A Comissão Editorial da Revista Acústica e Vibrações apresenta a Edição n°46, constituída por artigos selecionados no XXV Encontro da SOBRAC e outros que haviam sido submetidos aos revisores deste periódico, através do site da entidade, onde há essa possibilidade em fluxo contínuo.

    Na Sessão de Encerramento do XXV Encontro da SOBRAC, realizado de 20 a 22 de outubro de 2014, na cidade de Campinas/SP, ocorreu a divulgação dos trabalhos que obtiveram as melhores pontuações na avaliação dos revisores do evento. Os autores de tais artigos, após atenderem as solicitações dos revisores da Revista Acústica e Vibrações, estão tendo seus textos publicados.

    Para a composição da revista, foram criteriosamente analisados os artigos e selecionados os temas.

    Informações sobre a nova Diretoria da SOBRAC e outros eventos completam essa 46ª Edição da Revista da Sociedade Brasileira de Acústica.

    Os editores agradecem a todos que encaminharam seus trabalhos e esperam receber novas contribuições para as próximas edições da Revista Acústica e Vibrações.

    Newton Sure Soeiro

    Ranny L. X. Nascimento Michalski

    Elias Bitencourt Teodoro

    Artigos:

    • SOBRAC - 30 ANOS: História e Perspectivas para a Acústica e suas áreas afins no Brasil
    • Desempenho Acústico de Sistemas de Piso: Estudos de Caso Para Isolamento ao Ruído Aéreo e de Impacto
    • Uma nova abordagem para validar auralizações de modelagem computacional usando índices de articulação
    • Inteligibilidade de Fala por Listas de Palavras Foneticamente Balanceadas num Átrio Projetado Segundo Padrões Construtivos Green Building
    • Medição de Potência Sonora de Ônibus Urbanos na Condição Parado
    • Influência da Dimensão das Aberturas na Qualidade Acústica de Salas de Aula Naturalmente Ventiladas
    • Avaliação dos níveis de pressão sonora em cabines acústicas desmontáveis do Paraná
    • Representação acústica de material absorvedor no domínio do tempo utilizando filtros de resposta ao impulso finito na modelagem discreta de Huygens
  • Acústica e Vibrações 45

    Acústica e Vibrações 45
    v. 28 n. 45 (2013)

    Editorial

    A Comissão Editorial da Revista Acústica e Vibrações, edição n°45, apresenta à Comunidade Científica um grupo de artigos plural em sua temática, mas equânime em sua qualidade e importância, o que demonstra a grande abrangência da área de Acústica e Vibrações.

    Para a composição da revista, foram criteriosamente analisados artigos e selecionados temas que tratam desde o ruído aeronáutico até o ruído urbano, com ênfase nos transportes metropolitanos e no impacto decorrente de instalações de bombeamento. Há, ainda, a preocupação com a inserção dos profissionais da Acústica e áreas afins nas atividades relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável e no estudo de salas de aula destinadas ao ensino da Música. O controle passivo de vibrações e a identificação de fontes sonoras por algoritmos genéticos completam os assuntos abordados nos textos.

    Os detalhes e os prazos de envio dos trabalhos para o XXV Encontro da SOBRAC, que será realizado de 20 a 22 de outubro de 2014, em Campinas/SP, bem como as informações sobre o Workshop apoiado pela Regional Norte da SOBRAC completam essa 45a Edição da Revista da Sociedade Brasileira de Acústica.

    Os editores agradecem a todos que encaminharam seus trabalhos e esperam receber novas contribuições para as próximas edições da Revista Acústica e Vibrações.

    Newton Sure Soeiro
    Ranny L. X. Nascimento Michalski
    Elias Bitencourt Teodoro

    Conteúdos na revista:

    • Artigos:
      • A Atuação dos Profissionais da Acústica e Áreas Afins na Construção do Desenvolvimento Sustentável
      • Controle de Ruído em Transportes Metropolitanos
      • Controle Passivo da Vibração em Reator Elétrico Utilizando Absorvedores Dinâmico Viscoelásticos
      • Estudo da Acústica de Salas Voltadas ao Ensino de Música em Belém-PA
      • Estudo do Impacto Sonoro Provocado por Instalações de Bombeamento em Área Urbana
      • Grandezas Acústicas Relacionadas ao Ruído Aeronáutico – Análise e Trabalhos Realizados no Brasil e Proposta de Classificação Estendida.
      • Identificação de Fontes Sonoras Via Algoritmos Genéticos
      • Redes Neurais Artificiais Aplicadas à Simulação de Cenários Complexos de Ruído Aeronáutico
    • Informações:
      • XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica
      • I Workshop de Engenharia Mecânica da Região Norte

     

  • Acústica e Vibrações 44

    Acústica e Vibrações 44
    v. 27 n. 44 (2012)

    Editorial

    Este número especial da Revista Acústica e Vibrações, novamente editorado pela Diretoria da SOBRAC – Regional Norte, é inteiramente composto por artigos selecionados dos Anais do XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC 2012), realizado pela
    primeira vez na região Norte, em Belém-PA, de 29 de maio a 01 de junho de 2012.

    Para a composição da revista, foram escolhidos artigos de todas as sessões do evento, tomando por base as avaliações do corpo de revisores do Comitê Científico do SOBRAC 2012.

    Os participantes do SOBRAC 2012 consideraram o evento um verdadeiro sucesso, de modo que este número especial da Revista vem coroar todo o esforço empreendido, a partir da coletânea de alguns dos principais artigos que mais contribuíram para elevar o nível técnico-científico do Evento.

    Os editores aproveitam este espaço para, mais uma vez, agradecer a todos que, de forma presencial ou não, contribuíram para o sucesso obtido na realização do SOBRAC 2012 e deseja que o próximo evento seja ainda maior, de modo a marcar um crescimento contínuo e sólido da nossa Sociedade Brasileira de Acústica.

    Newton Sure Soeiro
    Gustavo da Silva Vieira de Melo

    Conteúdo em resumo:

    • As normas técnicas e a responsabilidade dos profissionais que atuam em acústica;
    • Uma metodologia para estimativa virtual da dose de exposição ao ruído ocupacional;
    • Predição do fator de perda de painéis de fuselagem com materiais viscoelásticos utilizando a teoria de estruturas periódicas e o método de elementos finitos;
    • Análise numérica vibroacústica para previsão de níveis de pressão sonora na face posterior um reator elétrico;
    • Avaliação da participação em uma comparação de laboratórios para ensaios de absorção sonora em tubos;
    • Modelagem eletroacústica de alto-falantes utilizados como absorvedores sonoros ativos;
    • Caracterização da absorção sonora de barreiras acústicas corrugadas;
    • Comportamento de painéis Ranhurados e perfurados incorporando espumas sintéticas;
    • Análise da acústica urbana no bairro de Lagoa Nova, Natal/RN;
    • Avaliação de inteligibilidade em salas de aula do ensino fundamental a partir das respostas impulsivas biauriculares obtidas com cabeça artificial infantil; e
    • Avaliação do desempenho acústico de dispositivo de redução do ruído do tráfego.
  • Acústica e Vibrações 43

    Acústica e Vibrações 43
    v. 26 n. 43 (2011)

    Editorial

    Foi com imenso prazer que a Diretoria da SOBRAC – Regional Norte assumiu a tarefa de editorar este número da Revista Acústica & Vibrações. Esta decisão teve por base o compromisso assumido anteriormente de presidir o XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC 2012), o qual ocorrerá pela primeira vez na região Norte, e a construção deste número da Revista foi encarada como parte da contribuição desta Regional aos
    associados de todo o país.

    Para a composição da revista, foram solicitados artigos de toda a comunidade brasileira de profissionais que contribuem para as áreas de vibrações e acústica. Assim, este número da Revista é significativamente representativo das referidas áreas do conhecimento, por conter artigos de todas as regiões do Brasil. Durante o processo de revisão dos artigos, observou-se a oportunidade de alertar toda a comunidade sobre a necessidade de aprofundar a discussão sobre a terminologia utilizada em vibrações e acústica no Brasil. Nesta edição, surgiram proveitosos e interessantes debates sobre termos como, por exemplo, “auralização” e “aurilização”, ambos aceitos como válidos em respeito às dimensões de cada autor, ou ainda “difusidade”, “difusividade” e
    “difusibilidade”. Fica o convite a todos e todas para abraçar a construção da terminologia apropriada.

    Os editores agradecem encarecidamente ao convite da Presidência da SOBRAC para concretizar esta edição da Revista e a todas as pessoas que enviaram artigos, tornando possível esta realização. Por fim, ressaltam a imensa expectativa de poder recebê-los em Belém-PA no SOBRAC 2012, num evento que (literalmente) marcará o avanço das fronteiras da Acústica & Vibrações do Brasil.

    Newton Sure Soeiro
    Gustavo da Silva Vieira de Melo

    Conteúdo em resumo:

    • Qualificação e Competência Profissional em Acústica: exigências de um mercado em expansão;
    • Atenuação de Ruído na Ventilação Forçada em Residências: análise experimental de um protótipo inovador;
    • Cômputo das Respostas Impulsivas Biauriculares Via Redes Neurais Artificiais: uma nova técnica para gerar aurilizações;
    • Critérios de Desempenho Acústico em Edifícios Residenciais;
    • Impacto Sonoro da Implantação do Metrô de Salvador em Edificações Adjacentes Considerando os Efeitos na População;
    • Mitigação dos Níveis de Ruído em Escolas;
    • Simulações e Medições Acústicas de uma Cavidade Adotada Como Referência em Estudos Vibro-acústicos;
    • Vibrações e o Corpo Humano: uma avaliação ocupacional;
    • Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído – INAD – edição 2011 no Brasil;
    • I Workshop de Vibração e Acústica da Região Norte – Tucuruí-PA;
    • Sobrac promove encontro histórico em São Paulo; e
    • XXIV Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica –Belém – PA – 29/05 A 01/06/2012.
  • Acústica e Vibrações 42

    Acústica e Vibrações 42
    v. 25 n. 42 (2010)

    Editorial

    O número 42 de Acústica e Vibrações traz à discussão temas relevantes à acústica brasileira. A edição abre com uma carta da Presidente da SOBRAC, Dinara X. da Paixão, que traz reflexões sobre o estado atual da acústica e da SOBRAC.

    Os artigos da edição 42, de autores do Brasil, do Chile e da Espanha, tratam de assuntos como terminologia em acústica, descritores semânticos, à exposição sonora pelo uso de fones de ouvido, o isolamento sonoro de paredes duplas com parte em MDF, a implementação de filtros auditivos a partir de redes neurais e avaliação de ruído de impacto.

    Todos estes artigos foram revisados por professores doutores de acústica de universidades brasileiras. Este procedimento, adotado desde a edição 41, objetiva melhorar o conceito Qualis da revista, que atualmente é apenas B5.

    Além disso, face aos problemas de diagramação que ocorreram em edições anteriores, que na íntegra ou parcialmente foram executadas em MS Word, na presente edição optamos por utilizar, para toda a revista, o sistema TEX-LATEX.

    Na edição 42 encontra-se também o relatório de atividades realizadas no Dia Internacional de Conscientização sobre o
    Ruído - INAD 2010. Para diferenciar o relatório dos artigos técnicos-científicos adotou-se uma formatação diferenciada para o mesmo. Este procedimento também é comum em outras revistas que trazem juntas na mesma edição material informativo e artigos técnicos. O relatório mostra que é possível e necessário compartilhar os temas acústica e poluição sonora com toda a sociedade. O sucesso das ações do INAD 2010 é um convite ao engajamento de novos participantes.

    Todas estas ações são frutos dos esforços despendidos em prol dos objetivos comuns de nossa comunidade, que anseia pela evolução rápida de nosso setor profissional.

    Agradecemos a todos os pesquisadores que contribuíram com os artigos enviados à revista, sobretudo àqueles que compreenderam o momento de mudanças e transformação iniciado desde a revista número 41. Agradecemos, também, o apoio dos diretores, conselheiros e coordenadores da SOBRAC, bem como aos revisores dos artigos desta edição.

    A todos nós fica o desafio de melhorarmos a classificação no Qualis da Capes. Cabe a diretoria, ao conselho e quem sabe à assembleia geral decidir os rumos da revista, preferencialmente definindo muito claramente as regras. Somente conseguiremos ampliar a periodicidade de nossa revista, com o aumento qualitativo e quantitativo de submissões.

    Deixamos o convite à toda comunidade, para que enviem suas críticas, sugestões e principalmente artigos, para assim construirmos a Acústica e Vibrações desejada e reconhecida por todos.

    Aos professores e pesquisadores brasileiros deixamos o convite a integrarem à comissão de discussão e formulação do novo projeto editorial da Acústica e Vibrações.

    Krisdany Vinícius S. M. Cavalcante e Stephan Paul

    Conteúdo em resumo:

    • Acústica no Brasil: Novos Desafios;
    • Ferramentas para padronização dos termos utilizados em acústica e vibrações;
    • Avaliação da exposição sonora devido ao uso de fones de ouvidos de reprodutores de mp3, em Santa Maria/RS;
    • Aislamiento acústico de trasdosados fabricados con derivados de la madera (MDF);
    • Adjetivos como descritores semânticos para sons e ruídos automotivos e no interior de aeronaves;
    • Implementación e filtros en bandas críticas usando redes neuronales artificiales;
    • Procedimento ISO 140-7 para avaliação do ruído de impacto;
    • Relatório do Dia Interncional de Conscientização sobre o Ruído 2010 e planejamento 2011 (INAD/BR); e
    • Agenda de Congressos.
  • Acústica e Vibrações 41

    Acústica e Vibrações 41
    v. 25 n. 41 (2010)

    Editorial

    A revista Acústica e Vibrações vem passando por modificações importantes nos últimos anos sob a atual diretoria da SOBRAC. O principal motor por trás dessas mudanças é a necessidade sentida pela comunidade da área de acústica e vibrações de uma revista científica local de qualidade e indexada. Atualmente, trabalhos de pesquisa desenvolvidos a nível nacional estão, em sua maioria, restritos à apresentação em congressos nacionais e um número pequeno de trabalhos é publicado em jornais científicos internacionais. Isto restringe enormemente a divulgação destes trabalhos, como, por exemplo, trabalhos de mestrado e doutorado, além de limitar bastante a troca de informações entre os membros da comunidade local.

    A idéia inicial foi então de transformar a revista Acústica e Vibrações em uma revista indexada, e com este objetivo inicial aceitei assumir a função de editor-chefe da revista. O primeiro passo foi um levantamento de informações com relação ao processo de indexação de uma revista científica. Para tanto, diferentes fontes foram consultadas, incluindo a base de dados Scielo (uma das principais bases de dados do país), pessoas ligadas à incubadora de periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina, pessoal ligado a CAPES, além da participação em um seminário sobre o processo editorial de revistas científicas. De uma forma geral, as regras para a indexação de uma revista científica dependem da base de dados escolhida, mas, o que se pode perceber, é que muitos dos critérios de indexação da maioria das bases de dados seriam de difícil implementação na revista Acústica e Vibrações. Toma-se, por exemplo, as exigências da base Scielo de disponibilizar conteúdo online, hoje exclusivo dos associados da SOBRAC, e de conteúdo puramente científico, excluindo artigos de caráter tecnológico que são do interesse de muitos associados. Além disso, com a transformação em revista científica, a revista Acústica e Vibrações não mais poderia desempenhar suas funções de ferramenta de comunicação e divulgação entre a diretoria e os associados.

    Em virtude dessas dificuldades e limitações, uma nova proposta passou a ser avaliada: uma nova revista seria criada na área de acústica e vibrações, com um caráter científico e atendendo aos critérios de indexação das principais bases de dados. Desta forma, evitasse muitos dos problemas associados a transformação da revista Acústica e Vibrações em um revista cientifica, além de manter-se as funções desta última como um veículo de comunicação da diretoria e seu caráter tecnológico. A solução envolvendo duas revistas na área de acústica e vibrações, uma científica e outra de caráter mais tecnológico, segue exemplos de outras sociedades internacionais na área de acústica e vibrações, como a Sociedade Americana de Acústica (ASA), que edita a revista “Acoustics Today”, de perfil informativo e tecnológico, e o “Journal of the Acoustical Society of America” (JASA), de caráter científico, e as sociedades européias de acústica, que editam o “Acta Acústica United with Acustica” e que, em sua maioria, possuem também uma revista tecnológica e informativa. Outra mudança importante com relação à idéia inicial diz respeito ao corpo editorial, que não deverá estar diretamente ligado a SOBRAC (cuja diretoria muda a cada 4 anos), buscando assim garantir uma continuidade da linha editorial da nova revista.

    O fato de a nova revista não estar diretamente ligada à SOBRAC também abre espaço para que se busque abranger também a comunidade da área de acústica e vibrações dos demais países latino-americanos, os quais também carecem de uma revista científica local, o que leva a sugestão do nome “Jornal Latino-Americano de Acústica” para a nova revista. De qualquer forma, o apoio da SOBRAC e das demais sociedades acústicas latino-americanas será fundamental para o sucesso desse empreendimento. O projeto da nova revista encontra-se em estado avançado e mais informações deverão ser disponibilizadas no website da SOBRAC em breve.

    Em vista da opção pela criação de uma nova revista científica, o número 41 da revista Acústica e Vibrações mantém o formato dos números anteriores. Entretanto, um esforço foi feito para que os artigos submetidos fossem revisados. Um total de 14 artigos foram submetidos para a revista através do site da SOBRAC, sendo que 6 artigos foram aceitos com modificações sugeridas aos autores, garantindo assim a qualidade dos artigos publicados.

    O número 41 da revista é o último número sob a atual diretoria. Com a mudança de diretoria, deixo também o cargo de editor, que deverá ser indicado pela nova diretoria e passarei a me dedicar aos trabalhos de organização do Jornal Latino-Americano de Acústica. Finalmente, gostaria de agradecer ao apoio recebido durante o período em que estive como editor, em especial do Prof. Stephan Paul, da Universidade Federal de Santa Maria, e da diretoria atual da SOBRAC.

    Júlio A. Cordioli

    Conteúdo em resumo:

    • Uma revisão sobre os métodos de medição in situ da impedância acústica de superfície;
    • Um resumo do desempenho acústico em edifícios habitacionais conforme a norma brasileira ABNT NBR 15575;
    • Análise dos estudos de mapeamento dos níveis de pressão sonora e da avaliação do incômodo sonoro nas cidades de Maringá e Curitiba no estado do Paraná;
    • Controle termoacústico de uma unidade termogeradora: um estudo de caso;
    • A avaliação do ruído ambiental em indústrias da cidade de Curitiba para fins previdenciários;
    • Avaliação da poluição sonora ambiental – normas e leis usadas no Brasil; e
    • Ruído ferroviário.
  • Acústica e Vibrações 40

    Acústica e Vibrações 40
    v. 24 n. 40 (2009)

    Editorial

    A Assembleia Geral da Sobrac, realizada em Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de novembro de 2008, estabeleceu que a reformulação editorial da revista Acústica e Vibrações, iniciada a partir da edição de número 38, deveria ser continuada.

    Para tal, ficou decidido que a Diretoria da Sobrac nomearia um editor-chefe, que teria como principal incumbência convocar o conselho editorial indicado em 2006 para que este inicie efetiva e imediatamente suas atividades.

    Outra importante decisão da assembleia foi a de se buscar a indexação da revista junto aos organismos fomentadores de pesquisa (Capes e CNPq).

    O Doutor Engenheiro Júlio Cordioli, que atualmente ocupa o cargo de Professor Visitante na Universidade Federal de Santa Catarina, aceitou nosso convite e será o primeiro Editor Chefe efetivo da Revista Acústica e Vibrações.

    A nomeação do Júlio traz, no último ano desta gestão, uma nova perspectiva para a nossa Revista, que após a conquista do ISSN, passará a ter um corpo de revisores, na busca por uma qualificação científica.

    O número 40 da Revista Acústica e Vibrações mantém a mesma linha das três últimas edições, com oito artigos técnicos e informações referentes aos congressos a serem realizados em 2009. Todos os artigos foram enviados através do site da Sobrac, expediente que tem se mostrado muito prático e eficiente.

    Os anúncios comerciais das contra capas da revista 40 foram substituídos por peças de divulgação de eventos técnicos. Já o caderno de páginas amarelas com os anúncios de nossos associados institucionais será editado em separado e distribuído a partir de maio de 2009.

    Esperamos que este número agrade os associados e estimule os colegas a submeter artigos para publicação na próxima edição, que contará com a revisão do novo conselho editorial a ser formado em breve.

    Marco Antonio Nabuco de Araujo

    Conteúdo em resumo:

    • Medição de coeficiente de absorção de absorvedores de membrana em tubo de impedância usando uma sonda pu;
    • A qualidade acústica ambiental nas salas de aula das escolas públicas, sua influência no processo ensino-aprendizagem e na qualidade de vida do professor;
    • Procedimento ISO 140-4 e ISO 140-5 para Medição do Isolamento Sonoro;
    • Tecnologia de aquisição de sinais biauriculares – um histórico até os projetos atuais;
    • O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – A campanha em três cidades do sul do Brasil;
    • Avaliação do ruído de tráfego como índice de poluição sonora;
    • Acústica e Reciclagem de Edifícios: Estudo da Capela Santa Maria em Curitiba; e
    • Percepção Sonora em Duas Áreas Verdes de Curitiba: Indicadores de Tolerância ao Ruído nos Espaços Públicos.
  • Acústica e Vibrações 39

    Acústica e Vibrações 39
    v. 23 n. 39 (2008)

    Editorial

    Para o número 39 da revista Acústica e Vibrações foram submetidos oito artigos técnicos, e todos eles através do site da Sobrac, o que tornou a montagem da revista menos trabalhosa. É bem verdade que nem todos os artigos estavam inteiramente no formato. Alguns apresentam figuras coloridas onde a cor nitidamente dá qualidade à informação do artigo, mas infelizmente o custo de impressões coloridas é sabidamente elevado, e eles foram impressos em escala de preto e cinza

    A revista ainda não conta com uma comissão editorial que realize revisão dos artigos submetidos, e dessa forma todos foram aceitos. No número 38 da Acústica e Vibrações, foi publicada uma entrevista com duas personalidades da Sociedade sobre a revista. Esperamos que ainda em 2009 nós consigamos colocar em funcionamento o Fórum sobre a revista Acústica e Vibrações.

    A entrevista desse número é com a Professora Doutora Ieda Russo e trata de vários assuntos ligados à área de acústica e fonoaudiologia.

    O número 39 da Acústica e Vibrações também está disponível no site da Sobrac, com as figuras em cores. Esperamos que gostem e assim que o Fórum entrar em funcionamento participem e enviem sugestões sobre o perfil desejado para nossa revista.

    Marco Antonio Nabuco de Araujo

    Conteúdo em resumo:

    • Comparação entre o Método Tradicional e o Método da Intensidade Sonora na Determinação de Índices de Isolamento Acústico;
    • Os sons emitidos por templos religiosos, na visão dos vizinhos e frequentadores;
    • Avaliação acústica da sala de gravação do estúdio de áudio do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná;
    • Acústica de edifícios: índices de isolamento a sons de percussão utilizados no espaço europeu;
    • Impacto acústico ambiental em Santa Maria-RS;
    • Acústica de edifícios: índices de isolamento a sons aéreos utilizados no espaço europeu;
    • Avaliação de Ruído Comunitário na Região Central da Cidade de Maringá-PR; e
    • Auralização de voz e violão – Uma abordagem comparativa de diferentes métodos de simulação.
  • Acústica e Vibrações 38

    Acústica e Vibrações 38
    v. 22 n. 38 (2007)

    Editorial

    Umas das metas da atual gestão da SOBRAC é a reformulação da revista ACÚSTICA E VIBRAÇÕES. Inicialmente foi montado um Conselho Editorial Provisório, buscando reunir representantes das instituições de ensino, de consultores e de profissionais ligados a empresas que atuam na área. O funcionamento do conselho esbarrou em algumas questões práticas e conceituais de funcionamento. Na última Assembléia Geral Ordinária da SOBRAC, cuja Ata é transcrita nessa edição, foi aprovada a criação de um fórum no novo sítio da SOBRAC na internet (www.acustica.org.br) para a reformulação da revista. Para abrir a discussão da nova revista incluímos nesse número 38 uma entrevista com dois dos mais conhecidos membros da Sociedade, Fernando Aidar e Moysés Zindeluk, na qual parte das suas opiniões pode ser conhecida. Também pensando em reformulação da SOBRAC, publicamos as regras de um concurso aberto aos associados para criação de um novo logotipo para a Sociedade.

    Enquanto as reformulações são discutidas pelos membros da SOBRAC, no prazo que for necessário, este número apresenta alguns artigos técnicos. A primeira idéia foi a de publicar os artigos das conferências e dos Workshops apresentados no XXI Encontro da SOBRAC, São Paulo (novembro de 2006). Entretanto, devido ao prazo apertado, conseguimos reunir somente dois desses trabalhos para a edição de número 38. No início de janeiro de 2007 a atual administração convocou aos associados que enviassem artigos originais para a composição do número atual. Recebemos e publicamos as muito valiosas contribuições de nomes como João Baring, Débora Barreto, Márcio Avelar Gomes e Swen Müller.

    Neste número optou-se por publicar em encarte separado as páginas com os anúncios dos membros institucionais que se interessaram em veicular suas empresas na revista ACÚSTICA E VIBRAÇÕES. Esperamos que o conteúdo do número cumpra o seu propósito informativo e que as próximas edições já contenham as reformulações elaboradas com a participação dos associados.

    Paulo Medeiros Massarani

    Conteúdo em resumo:

    • Sustentabilidade e o controle acústico do meio ambiente;
    • Impacto sonoro da implantação do metrô de Salvador em edificações adjacentes, considerando os reflexos na saúde da população;
    • Implementação de Métodos para a Simulação Acústica e Auralização de Salas;
    • Avaliação de integibilidade utilizando o STI;
    • Avaliação Acústica de Teatros; e
    • Avaliação do desempenho acústico de cabinas audiométricas in situ.
  • Acústica e Vibrações 37

    Acústica e Vibrações 37
    v. 21 n. 37 (2006)

    Editorial

    No dia 16 de fevereiro de 2006 a Diretoria eleita para o quadriênio 2006-2010 tomou posse em São Paulo na Sede do Instituto de Pesos e Medidas. Nessa ocasião, quando mais de 40 associados prestigiaram a Assembléia Geral de Posse, o ex-presidente Samir N. Y. Gerges apresentou um resumo das atividades desenvolvidas pela Sobrac no período de 2002-2006, onde se inclui a realização do Internoise 2005, o maior evento organizado pela nossa Sociedade desde sua criação em 1994, e que a projetou definitivamente no cenário internacional.

    Na seqüência, a nova Diretoria reapresentou as propostas com as quais nos candidatamos para o próximo quadriênio, propostas estas que incluem a apresentação de um programa de certificação de profissionais para a medição de ruído, a transparência das contas da Sobrac, a realização dos eventos tradicionais da sociedade e ainda a revitalização da revista Acústica & Vibrações.

    O colega Paulo Massarani irá coordenar os trabalhos de um Conselho Editorial Temporário-CET, cujas atividades se concentrarão principalmente na definição de um conjunto de critérios para a formação e funcionamento do Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Acústica, requisito fundamental para a solicitação de indexação da Revista da Sobrac junto aos organismos pertinentes. Apesar da missão bem determinada do CET, a edição de dezembro da Revista Acústica & Vibrações já deverá contar com artigos minimamente avaliados segundo os critérios que serão apresentados para aprovação em Assembléia Geral da Sobrac a ser realizar em novembro próximo em São Paulo. O número de julho de 2006 foi editado sem essas modificações nem tampouco a revisão editorial do CET.

    Para formar o Conselho Editorial Temporário foram convidados mais de 40 especialistas de universidades, institutos de pesquisa, empresas privadas e consultores. A seguir estão listados os nomes, com a correspondente afiliação, dos 16 que aceitaram colaborar:
    Profa Doris Ruth Lewis, PUC-SP; Prof. Fernando Pinto, COPPE/UFRJ; Profa Beatriz Mendes, PUC-SP; Prof. Paulo Zannin, UFPR; Prof. Sylvio Bistafa, USP; Prof. Samir Gerges, UFSC; Profa Stelamaris Rolla, Unicamp; Profa Elvira Viveiros, UFSC; Marcio Avelar, Unicamp; Profa Dinara Paixão, UFSM; Prof. Marco Vecci, UFMG; Prof. Roberto Tenenbaum, IPRJ/UERJ; Prof. Eduardo Buazer, UFMG; Marcelo Magalhães, FORD Brasil; Prof. Ricardo Musafir, COPPE/UFRJ; e Sílvio Pinheiro da Silva Jr., GROM.

    Uma nova página na Internet para a Sobrac deverá estar em funcionamento até meados de julho próximo. Esse trabalho está sendo organizada pelo 1o Secretário da Sobrac Gilberto Fuchs. Até a data de fechamento desse editorial a Sobrac contava com um quadro de 60 associados efetivos, 25 institucionais e 11 alunos em dia. Nossa meta é chegar ao dobro do número de sócios efetivos ainda em 2006 e aumentar o número de alunos significativamente, procurando a adesão de estudantes de cursos como fonoaudiologia, medicina e arquitetura.

    Com essas medidas, e outras relativas à organização e promoção de eventos técnicos/científicos, como os encontros da Sobrac e mesmo congressos internacionais da magnitude do Internoise ou ICSV, esperamos consolidar a Sociedade Brasileira de Acústica como uma organização que congrega de forma bastante representativa profissionais e futuros profissionais das áreas de acústica e ciências das vibrações.

    Marco Antonio Nabuco de Araujo, Presidente da Sobrac

    Conteúdo em resumo:

    • Método Híbrido para Simulação Numérica de Acústica de Salas: Teoria, Implantação Computacional e Validação Experimental;
    • Introdução aos difusores de Schroeder e análise comparativa com a organização serial na técnica de composição com 12 notas de Schoenberg;
    • Qualidade sonora: conceitos básicos ilustrados com um exemplo da área automotiva;
    • Um sistema de baixo custo para o aluno de acústica de salas; e
    • Avaliação de métodos de medição da função de transferência de fones de ouvido tipo circum-auricular.
  • Acústica e Vibrações 36

    Acústica e Vibrações 36
    v. 20 n. 36 (2005)

    Editorial

    É sempre saudável uma organização avaliar sua missão e objetivos e propor mudanças para garantir sua contribuição e dar continuidade a sua existência. Esta sempre foi a visão da SOBRAC.
    Fundada em 21 de novembro de 1984, a Sociedade Brasileira de Acústica tem o objetivo de difundir informações entre pesquisadores, fabricantes, consultores e usuários. A revista “Acústica e Vibrações” é publicada semestralmente e abrange atividades, eventos e pesquisa na área de vibrações e ruído. Ela é distribuída para os sócios brasileiros e demais sociedades acústicas internacionais.

    Desde 1985 a SOBRAC é membro do I-INCE (International Institute of Noise Control Engineering), do IIAV (International Institute of Acoustics and Vibration), do ICA (International Comission of Acoustics) e da FIA (Federação Iberoamericana de Acústica), participando das discussões para a elaboração da Lei do Silêncio, em 1990, e do Ruído Veicular, em 1993. Têm ainda representantes na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e em outras instituições relacionadas à segurança no trabalho e ao conforto acústico.

    A sociedade é constituída por vários grupos de trabalho: o grupo de Ruído Veicular, responsável pela organização de simpósios em São Paulo; o de Acústica de Edificação, que promove encontros em conjunto com grupos de Ergonomia e Conforto Térmico; e o grupo de Conservação da Audição e Protetores Auditivos, que trabalha com outras entidades de segurança e medicina do trabalho.

    Durante minha gestão na presidência, conseguimos consolidar a SOBRAC em nível nacional e internacional. Participamos efetivamente nos congressos internacionais representando o Brasil, como no Congress Selection Committee of I-INCE, entidade que decide sobre os congressos da I-INCE, e no Board of Directors da ICA e IIAV. Conseguimos trazer o maior congresso, International Congress of Noise Control Engineering – Internoise 2005 para o Brasil, depois de 20 anos de luta, que foi realizado de 07 a 10 de agosto de 2005, no SOFITEL, Rio de Janeiro, com a presença de mil participantes de 43 países, realização de três cursos, seis palestras convidadas, 36 sessões técnicas paralelas, 529 trabalhos técnicos apresentados, o que mostra o grande sucesso deste evento no Brasil (visite o site http://www.internoise2005.org.br para ver o programa executado e as fotos do evento).

    A revista da SOBRAC “Revista de Acústica e Vibrações” é publicada em julho e dezembro, e a sua edição especial de
    julho 2005 foi o livro dos resumos do Internoise 2005. A partir da edição de dezembro 2005 a revista adquire um novo formato seguindo o padrão internacional. A partir de 2006 uma nova diretoria vai assumir a direção da SOBRAC com previsão de um corpo editorial novo da revista.

    Para finalizar, gostaria de agradecer o apoio de todos dado durante minha gestão e desejo um trabalho pleno de realizações para o próximo presidente e diretoria de 2006-2008.

    Samir N.Y. Gerges, Presidente da SOBRAC 2002–2005

    Conteúdo em resumo:

    • Difusão sonora em salas de concerto e difusores;
    • Investigação experimental da direcionalidade sonora de uma harpa de concerto;
    • Estudo e implementação de métodos de medição impulsiva; e
    • Inarmorcidade e afinação de pianos.
  • Acústica e Vibrações 35

    Acústica e Vibrações 35
    v. 20 n. 35 (2005)

    Welcome Message

    Dear Colleagues,

    It is with great pleasure that we host the Internoise 2005 Congress being held from 7 to 10 August 2005 which is sponsored by I-INCE and organized by the Brazilian Acoustical Society (SOBRAC) together with the Ibero-American Federation of Acoustics (FIA). The Congress venue will be the SOFITEL Hotel on the beautiful Copacabana beach in Rio de Janeiro, Brazil. The main theme of the Congress is ENVIRONMENTAL NOISE CONTROL, but technical papers in all areas of noise and vibration control are very welcome. This may be your first visit to South America but we doubt it will be your last. At this Internoise 2005 Congress, you will not only exchange information with your international colleagues but will also be able to discover the high potential for noise and vibration control engineering in South America. Brazilian industry is ever-increasing, with products such as passenger jet airplanes, and some of the largest automotive assembly plants in the world, representing major brands. And these are but two of the many categories of South American products for which noise and vibration technology plays a very important role regarding reliability, comfort, and quality. Other categories include hydroelectric and thermal power plants, food industries, domestic appliance manufacturers, construction companies, and many others.

    Recently, as a consequence of the worker’s union activities and political changes, a team of government health and safety officers has been created and now enforces noise and vibration limits in the industry. In addition to noise and vibration limits in the workplace, the federal and local governments have specified new environmental limits for noise in residential and other noise-sensitive areas. The effort is been focused on product sound quality improvement in many of the industries.

    The birth and growth of SOBRAC in the last 21 years have occurred in parallel to the increasing level and size of the academic and technical community, dealing with acoustics and vibration in Brazil. A significant number of universities and research centers, both governmental and private, have created divisions and labs to address our area, noise and vibration control being the main field of application.

    All of these activities require training and consulting, measurement and analysis equipment, noise and vibration prediction tools, control materials, and manufacturing technologies for noise and vibration solutions. Internoise 2005 will provide the opportunity to exchange ideas and make contact with emerging activities on this large continent. We expect a very rich exhibition of worldwide noise and vibration equipment, software, and materials for noise and vibration control. Pre-congress courses and distinguished speakers will provide information on up-to-date technologies in the field. We thus welcome you to Internoise 2005, where you will have a fruitful and enjoyable time in beautiful, tropical Brazil.

    Samir N. Y. Gerges, President Internoise 2005

    Conteúdo em resumo:

    • The 2005 International Congress and Exposition on Noise Control Engineering Congress Programme and Abstracts.
  • Acústica e Vibrações 34

    Acústica e Vibrações 34
    v. 19 n. 34 (2004)

    Conteúdo em resumo:

    • Análise estatística comparativa do ruído urbano na cidade de Curitiba;
    • Confiabilidade dos métodos clássicos de análise de falhas em rolamentos na indústria de papel;
    • El ruído en el ordenamiento territorial de la comuna de Providencia, Chile; e
    • Análise do incômodo causado pelo ruído urbano em logradouros da cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Acústica e Vibrações 33

    Acústica e Vibrações 33
    v. 19 n. 33 (2004)

    Conteúdo em resumo:

    • Controle de ruído em sistemas de serras circulares;
    • Quantificação e controle de exposição de ruído dos operadores telefônicos; e
    • Riscos à audição de trabalhadores agrícolas: uma revisão da literatura.
  • Acústica e Vibrações 32

    Acústica e Vibrações 32
    v. 18 n. 32 (2003)

    Conteúdo em resumo:

    • Ampliação da capacitação técnica dos laboratórios do campo de provas de Tatuí;
    • Efeito dos componentes veiculares na qualidade sonora;
    • Ferramentas teóricas e experimentais em vibroacústica;
    • Some considerations regarding loudiness calculations; e
    • Resumos de teses e monografias.
  • Acústica e Vibrações 31

    Acústica e Vibrações 31
    v. 18 n. 31 (2003)

    Conteúdo em resumo:

    • Acústica de salas de aula: Estudo de caso em duas escolas da rede privada do DF;
    • Soluções para a redução da exposição ocupacional de trabalhadores na área automotiva; e
    • Resumos de teses e monografias.
  • Acústica e Vibrações 30

    Acústica e Vibrações 30
    v. 17 n. 30 (2002)

    Conteúdo em resumo:

    • Uma análise dos efeitos negativos da Lei 938/86 que dispõe sobre a instalação de campainhas de garagem no Município do Rio de Janeiro;
    • Princípios de acústica musical aplicados a clarinetas e instrumentos de sopro; e
    • Critério aceitável de isolação sonora de parede-meia.
  • Acústica e Vibrações 29

    Acústica e Vibrações 29
    v. 17 n. 29 (2002)

    Conteúdo em resumo:

    • Acústica de salas de aula.
  • Acústica e Vibrações 28

    Acústica e Vibrações 28
    v. 16 n. 28 (2001)

    Conteúdo em resumo:

    • A evolução da acústica veicular no Brasil;
    • The state of art in aircraft acoustic treatment design;
    • Modelagem numérica e ensaios experimentais de silenciadores veiculares;
    • Reavaliando as métricas psicoacústicas;
    • Some considerations regarding loudness evolution; e
    • Analysis of non-stationary noise signals in car engines, using non-stationary STSF.
  • Acústica e Vibrações 27

    Acústica e Vibrações 27
    v. 16 n. 27 (2001)

    Conteúdo em resumo:

    • Influência dos protetores auditivos na inteligibilidade da voz; e
    • Efeitos do ruído e vibrações no homem.
1-26 de 52