Editorial Acústica e Vibrações 50

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v33e50.137

Palavras-chave:

Revista, Editorial, 50

Resumo

Editorial

A Comissão Editorial da Revista Acústica e Vibrações apresenta a Edição n°50 comemorativa com grande satisfação. Ela traz várias novidades para autores e leitores, isto é, inovações para a revista e artigos que ela contém.

Internacionalização é algo importante para revistas científicas e técnicas, promovendo o acesso ao conteúdo por um público maior. Assim, buscando a internacionalização para a A&V, a primeira página de cada artigo funcionará como a identificação do trabalho/artigo. Ela conterá além de título, nomes, filiações, resumo e palavras-chave, também (os novos campos) PACS, title, abstract e keywords.

Como novidade, ainda na primeira página, haverá um código único de identificação, o chamado DOI (Digital Object Identifier), sendo o artigo cadastrado em um base de dados internacional, facilitando o acesso para que ele seja encontrado na internet. Com isso, espera-se mais acessos e que os artigos sejam mais citados.

Os modelos de arquivo (templates) para a escrita de novos artigos foram renovados, sendo disponibilizadas versões para escrita em Latex e Ms Word. Eles estão disponíveis tanto no website da Sobrac, quanto no Overleaf. As instruções foram todas reescritas, contemplando normas de escrita e formato. Com isso, padronizam-se os estilos, tornando as submissões já no formato final do artigo. A partir deste número, as referências bibliográficas passam a ser numeradas (assim como permitido na normativa brasileira).

A revista digital completa (em PDF), agora contém links clicáveis e marcadores (bookmarks), facilitando a navegação. Todos os artigos são abertos à direita, por isso eventualmente algumas páginas em branco constam no número completo.

Com as atualizações supracitadas, a Revista Acústica e Vibrações está com sua diagramação semelhante às grandes revistas do ramo como, por exemplo, o Journal of the Acoustical Society of America e o Journal of Sound and Vibration.

A&V é, como sabemos, uma revista congregadora que abrange diversas áreas do conhecimento. Neste número trazemos sete artigos, organizados em uma ordem em que busca-se alguma conexão com o conseguinte.

O primeiro artigo versa sobre a construção de uma aparato para rastreamento de cabeça, utilizando hardware de baixo custo. Na sequência, tem-se um artigo com o uso de redes neurais artificiais para a aplicação em acústica virtual, utilizando-se também de HRTFs.

Ainda empregando muito de processamento de sinais, o terceiro artigo apresenta “Resultados comparativos para a Sala 10 do Round Robin 4 obtidos pelo código computacional RAIOS 7”, aclarando os cenários e mostrando os parâmetros objetivos obtidos. No quarto artigo, explora-se o uso de arranjos de microfones para a estimativa in situ de impedância acústica, parâmetro de notável importância em acústica computacional.

No quinto artigo, a revista vai na direção de sistemas construtivos e arquitetura, apresentando a “influência do preenchimento de blocos cerâmicos com vermiculita expandida” para paredes, constando aspectos experimentais e resultados pertinentes.

O sexto artigo faz a ponte entre arquitetura e modelos virtuais para simulação, discutindo pormenores da geometria e resultados de simulação. Por fim, o último artigo (não menos importante) traz o “mapa de ruído como ferramenta de diagnóstico e projeto”, destacando aspectos de regulamentação e examinando resultados.

Após os artigos técnicos, existem ainda alguns elementos ao final deste número. O primeiro deles é o artigo modelo, intitulado “Instruções e modelo de artigo para a Revista Acústica e Vibrações (2018–2021)”, que pode ser usado como guia para os autores.

Tem-se, na sequência, as chamadas: associe-se a Sobrac (com informações para novos interessados em se associar), chamada especial para o 12º Congresso Iberoamericano de Acústica - FIA 2020 em conjunto com o XXIX Encontro da Sobrac (que será realizado em Florianópolis, SC) e uma seção dedicada com uma bela lista de “congressos de acústica pelo mundo”, elencando datas, locais e websites. Finalmente, a edição é fechada com uma breve descrição do processo de criação da capa comemorativa desta edição.

É muito importante tecer aqui o agradecimento à Diretoria da Sobrac pelo convite, aos autores e ao grupo de revisores, pelo árduo e bonito trabalho, imprescindíveis para tornar realidade esta publicação.

Cordialmente,

Prof. Dr. William D’Andrea Fonseca

 

Capa - Editorial Acústica e Vibrações 50

Downloads

Publicado

28/dez/2018

Como Citar

FONSECA, W. D. Editorial Acústica e Vibrações 50. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 33, n. 50, p. 3–4, 2018. DOI: 10.55753/aev.v33e50.137. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev50_editorial. Acesso em: 14 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.