Percepção da qualidade acústica de ambientes por alunos dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores

Autores

  • Eduardo Henrique Silva Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Al, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5207-0762
  • Maria Lucia G. da R. Oiticica Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Al, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v35e52.37

Palavras-chave:

percepção sonora, ensino, ambiente construído, arquitetura, design

Resumo

Arquitetos e urbanistas brasileiros têm, em virtude de suas atribuições profissionais garantidas na Resolução 51 do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), autonomia para tomar decisões técnicas que demandam conhecimento de detalhes conceituais que não são aprofundados na graduação. O conforto acústico é uma disciplina técnica que, além de dados mensuráveis por meio de equipamentos, exige sensibilidade por parte do profissional de arquitetura na tomada de decisões sobre qual material empregar para garantir a adequação do conforto acústico tanto no condicionamento quanto no isolamento acústico do ambiente construí-do. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar qual é o nível de percepção das características acústicas em ambientes por estudantes do curso de Arquitetura e Design de Interiores. A metodologia aplicada envolveu a seleção de 3 grupos de 10 estudantes em diferentes níveis de graduação (3º, 6º períodos da graduação de Arquitetura e Urbanismo e 5º período do curso de Design de Interiores) que foram submetidos a um teste sonoro com fones de ouvido. Nesse teste, foram reproduzidas gravações de diversos tipos de ambientes com diferentes condições acústicas e aplicou-se um questionário de múltipla escolha em que cada aluno identificaria as características acústicas de cada sala. Os resultados mostraram a evolução da compreensão das características acústicas pelos alunos após o contato com o conteúdo ensinado.

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Publicado

31/jul/2020

Como Citar

SILVA, E. H.; OITICICA, M. L. G. da R. Percepção da qualidade acústica de ambientes por alunos dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 35, n. 52, p. 89–99, 2020. DOI: 10.55753/aev.v35e52.37. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev52_arq. Acesso em: 28 abr. 2024.