Adequação acústica do Teatro Armando Gonzaga por meio de simulação computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v35e52.23

Palavras-chave:

acústica de salas, simulação acústica, parâmetros de qualidade acústica

Resumo

Raramente os teatros são projetados para uso múltiplo, entretanto aqueles situados em áreas carentes de equipamentos culturais acabam por ser usados para abrigar múltiplos usos, nem todos previstos em projeto. Porém, cada uso demanda características acústicas ideais distintas. O Teatro Armando Gonzaga foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e é o único equipamento cultural no bairro de Marechal Hermes. Desde sua inauguração em 1954 tem sido utilizado para diferentes finalidades, como peças de teatro, dança, música acústica e música amplificada. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar a qualidade acústica e propor adequações no Teatro Armando Gonzaga, por meio de simulação computacional. Foram realizadas medições acústicas e geométricas no interior do teatro para a elaboração e validação de um modelo de simulação acústica. As medições acústicas realizadas no teatro mostram que as características atuais não atendem, totalmente, ao desempenho acústico requisitado para as apresentações neste equipamento cultural. Após validação do modelo, foram investigadas soluções que adequassem o teatro a dois tipos de uso: da música acústica e da palavra. Como os parâmetros acústicos requisitados para cada finalidade não são os mesmos, propôs-se a utilização de elementos arquitetônicos flexíveis para a sala. Cada cenário foi então simulado e os resultados mostram que estas adequações são possíveis e podem melhorar o condicionamento acústico da edificação, tanto para palavra quanto para música acústica, atendendo aos parâmetros acústicos requeridos, mas respeitando as suas características originais.

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Publicado

31/jul/2020

Como Citar

FAGERLANDE, G.; NIEMEYER, M. L.; TORRES, J. C. B. Adequação acústica do Teatro Armando Gonzaga por meio de simulação computacional. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 35, n. 52, p. 73–88, 2020. DOI: 10.55753/aev.v35e52.23. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev52_teatro. Acesso em: 14 jul. 2024.