Resenhas de livros: Acústica de Salas: Projeto e Modelagem; Array Signal Processing: Concepts and Techniques; A Acústica na Reabilitação de Edifícios; e Virtual Experiments in Mechanical Vibrations: Structural Dynamics and Signal Processing

O nº 54 recebe quatro resenhas, entre novidades e clássicos

Autores

  • Eric Brandão Engenharia Acústica, Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-7674-4407
  • William D'Andrea Fonseca Engenharia Acústica, Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-3439-5963
  • Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
  • Michael J. Brennan Faculdade de Engenharia, Campus Ilha Solteira , Universidade Estadual de São Paulo
  • Bin Tang Dalian University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v37e54.200

Palavras-chave:

acústica de salas, processamento de sinais para arranjos, acústica nas edificações, vibrações mecânicas

Resumo

Nesta edição da revista, a presente seção conta com quatro resenhas de livros (também chamadas de book reviews), sendo que a primeira e a última foram escritas pelos próprios autores. Uma novidade é que todas elas estão também disponíveis em língua inglesa (elas começam na página 107).

Lembramos que as resenhas são escritas de forma abreviada e concisa, de modo a resumir o conteúdo dos livros (que tratam de assuntos relacionados com as diversas ciências que envolvem acústica, vibrações e áudio) e trazer informações acerca dos autores (para contextualização das obras).

Para este número trazemos as resenhas dos seguintes livros:

Acústica de Salas: Projeto e Modelagem
Autor: Eric Brandão | Blucher, 2016
Array Signal Processing: Concepts and Techniques
Autor: Don H. Johnson e Dan E. Dudgeon | Prentice Hall, 1993.
A Acústica na Reabilitação de Edifícios
Autor: Jorge Patrício | Engebook, 2018 (4 ed.)
Virtual Experiments in Mechanical Vibrations: Structural Dynamics and Signal Processing
Autores: Michael J. Brennan e Bin Tang | Wiley, 2022

Eric Brandão, professor da Engenharia Acústica (EAC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta seu livro sobre Acústica de Salas (disciplina que ministra no curso) — o livro teve a revisão técnica pelo também professor da EAC William D’Andrea Fonseca. A obra foi laureada no Prêmio Jabuti (2017) e está na primeira edição revisada.

Na sequência, temos um clássico, o livro “Processamento de sinais para arranjos”, dos professores estadunidenses Don H. Johnson e Dan E. Dudgeon, uma leitura obrigatória para trabalhos no tema que lidam com ondas mecânicas ou eletromagnéticas.

O terceiro livro é de autoria de Jorge Patrício (professor em Portugal), referência em Acústica de Edificações.

Por último, temos o livro “Experimentos virtuais em vibrações mecânicas: dinâmica estrutural e processamento de sinais”, de autoria de Bin Tang e Michael J. Brennan, que escrevem a resenha de seu próprio livro (uma cooperação internacional).

Esperamos que a leitura das resenhas ofereça as primeiras compreensões e impressões sobre as obras e desperte a vontade de conhecê-las por inteiro: uma excelente maneira de ampliar o conhecimento e de se manter atualizado.

AeV 54 - Resenhas de livros

Publicado

01/dez/2022

Como Citar

BRANDÃO, E.; FONSECA, W. D.; MICHALSKI, R. L. X. N.; BRENNAN, M. J.; TANG, B. Resenhas de livros: Acústica de Salas: Projeto e Modelagem; Array Signal Processing: Concepts and Techniques; A Acústica na Reabilitação de Edifícios; e Virtual Experiments in Mechanical Vibrations: Structural Dynamics and Signal Processing: O nº 54 recebe quatro resenhas, entre novidades e clássicos. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 37, n. 54, p. 101–105, 2022. DOI: 10.55753/aev.v37e54.200. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev54_resenhas. Acesso em: 14 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>