Análise de um novo material polimérico para uso em tubo de descarga de compressores herméticos

Autores

  • Paulo Victor R. Martins Laboratório de Vibrações e Acústica, UFSC, Florianópolis, SC
  • Arcanjo Lenzi Laboratório de Vibrações e Acústica, UFSC, Florianópolis, SC https://orcid.org/0000-0002-3226-7733

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v32e49.94

Palavras-chave:

fluxo de potência, compressor, tubo de descarga, polimérico

Resumo

Este trabalho foca na determinação das propriedades de um novo material polimérico para ser usado em tubo de descarga de compressores herméticos. Portanto, o módulo de elasticidade e fator de perda foram determinados experimentalmente. O módulo de elasticidade foi obtido através do método de ajuste de modelo e o fator de perda através da banda de meia potência. O ajuste de modelo baseou-se na frequência natural de uma viga engastada-livre segundo a teoria de Timoshenko. Também, detalhou-se a forma de como os experimentos foram executados para obter as curvas de resposta em frequência das amostras poliméricas. Observou-se que o material possui pouca variação do módulo de elasticidade com a frequência, com valores médios próximos a 0,7 GPa. Obteve-se um fator de perda constante, com valor em torno de 0,03. Depois, estas propriedades foram usadas como parâmetros de entrada para um modelo de elementos finitos, que permitiu calcular o fluxo de potência vibratória do tubo feito com o novo material. Finalmente, estes resultados foram comparados com o fluxo de energia de um tubo de descarga típico, feito com aço cobreado. Verificou-se uma atenuação média de aproximadamente 16 dB na faixa de frequência até 5 kHz, com o novo material.

Referências

ANSYS, INC. Theory Reference for the Mechanical APDL and Mechanical Applications. 12.1 ed.. ed. Canonsburg, 2009.

BAARS, E. Fluxo de Potência Vibratória em Componentes Estruturais tipo Barras e Vigas. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

GOUVEIA, V. L. Fluxo de Energia Vibratória Através da Base de Fixação de Máquinas para a Estrutura de Plataformas Offshore. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

HENKLEIN, P. Análise de Ensaios de Desempenho de Compressores Herméticos durante o Transitório. Dissertação (Mestrado) — Universidade de Santa Catarina, 2006.

OLMOS, B. A.; ROESSET, J. M. Evaluation of the half-power bandwitdh method to estimate damping in systems without real modes. Earthquake Engineering and Structural Dynamics, 2010. doi: 10.1002/eqe.1010 DOI: https://doi.org/10.1002/eqe.1010

RODRIGUES, C. G.; CALIXTO, W. P. Poluição sonora. Trabalho não publicado sobre Poluição Sonora, Universidade Católica de Goiás, concluído em 2004. 2004.

SILVA, A. R. Minimização do Fluxo de Potência Através do Tubo de Descarga de Compressores Herméticos. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

STAUB, D. Análise do Fluxo de Energia Vibratória entre Componentes Estruturais Típicos de uma Plataforma de Extração de Petróleo. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

TIMOSHENKO, S. P.; YOUNG, D. H.; WEAVER, W. J. Vibration Problems in Engineering. 4th. ed. [S.l.]: John Wiley & Sons, 1974.

Capa - Análise de um novo material polimérico para uso em tubo de descarga de compressores herméticos

Downloads

Publicado

28/dez/2017

Como Citar

R. MARTINS, P. V.; LENZI, A. Análise de um novo material polimérico para uso em tubo de descarga de compressores herméticos. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 32, n. 49, p. 43–50, 2017. DOI: 10.55753/aev.v32e49.94. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev49_polimerico. Acesso em: 20 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)