v. 32 n. 49 (2017): Acústica e Vibrações 49

Acústica e Vibrações 49

Editorial

A Comissão Editorial da Revista Acústica e Vibrações apresenta a Edição n°49. Esta edição traz sete artigos que abrangem assuntos relativos ao processamento de sinais aplicado a técnica de identificação de sistemas e deconvolução de traços sísmicos; análise numérica e experimental da medição da impedância acústica e absorção sonora; determinação de propriedades mecânicas para controle de ruído; realidade virtual acústica e acústica de edificações.

A edição inicia-se com um trabalho que aborda aspectos como: pós-processamento de sinais, filtros, controle ativo e instrumentação. Tudo isso visando à implementação da técnica de identificação de sistemas em plataformas AD/DA-DSP de relativo baixo custo como o Arduino. No trabalho são utilizadas ferramentas de otimização matemática em conjunto com técnicas de filtragem. A abordagem é teórico-prática e a implementação em hardware é conduzida e testada em condições com e sem fone de ouvido. A discussão é frutífera no que tange a dificuldades e limitações das plataformas escolhidas.

O segundo artigo aborda o tema de imageamento sísmico a partir de métodos de pós-processamento de sinais, utilizando e discutindo aspectos da deconvolução entre o traço sísmico e o pulso emitido pela fonte. Ainda, um algoritmo de mínimos quadrados é empregado em conjunto com um filtro adaptativo para recuperar o sinal original. A teoria é apresentada previamente e há discussões pertinentes em dados simulados e reais, mostrando a efetividade das técnicas.

Na sequência há um trabalho que combina aspectos experimentais e de cunho numérico. O tópico é a medição de impedância acústica e absorção sonora de forma in situ, empregando a técnica de dois microfones (ou sonda PP). Ademais, é apresentada uma modelagem para fins comparativos utilizando o Método dos Elementos Finitos. As abordagens são colocadas em prática para algumas amostras/casos específicos, aclarando detalhes e limitações inerentes às metodologias.

O artigo seguinte propõe uma alteração construtiva em compressores herméticos utilizados em refrigeradores capaz de contribuir significativamente para a redução de ruído num ambiente. Trata-se de um ótimo exemplo relativo à prática da engenharia, que articula conhecimentos de mecânica dos sólidos, vibrações, acústica e métodos numéricos aplicados ao controle de ruído na fonte sonora. O leitor terá prazer em ler sobre o uso de um modelo de viga de Timoshenko aplicado ao levantamento experimental de parâmetros que são utilizados na modelagem por elementos finitos do compressor, a qual é utilizada para aferir a redução de potência vibratória esperada deste componente do refrigerador.

Uma abordagem para a avaliação da qualidade de uma aurilização (ou auralização) é o tema do artigo “Validação da realidade virtual acústica via testes de articulação em salas ruidosas e reverberantes”. Este trabalho é uma evolução daquele apresentado em nossa edição anterior, agora em situações onde tanto a reverberação, quanto o ruído de fundo são maiores. Resultados obtidos por meio da realização dos testes em duas salas foram comparados com aqueles obtidos a partir da simulação computacional destes ambientes.

Para encerrar a seção de artigos, trazemos dois trabalhos relacionados à acústica de edificações. O primeiro deles apresenta uma caracterização de materiais na qual seu componente principal é a lã de PET quanto ao isolamento aéreo e de impacto, bem como ao coeficiente de absorção sonora. A manutenção de suas propriedades no decorrer dos anos e do uso também foi avaliada, de acordo com procedimento normatizado. Além de um resultado promissor obtido a partir de reaproveitamento de resíduos, destacamos a apresentação clara dos procedimentos descritos nas normas mais atuais.

O segundo desses artigos apresenta a criação de um banco de dados que fornece informações sobre isolamento sonoro aéreo e de impacto para diversas tipologias de elementos construtivos nacionais, algo urgente e essencial para tornar o trabalho do projetista mais eficiente. Tal banco de dados é apresentado na forma de uma planilha eletrônica que pode ser alimentada por seus usuários com dados experimentais obtidos tanto em laboratórios quanto em campo. Além de possibilitar a catalogação destes dados, modelos para estimativa do isolamento em situações específicas foram programados e facilitam o uso da ferramenta para avaliações prévias, que podem ser utilizadas por agências de financiamento imobiliário.

Fechamos a presente edição com a apresentação de uma novidade: o I Concurso Estudantil Conrado Silva, cujo regulamento pode ser lido no presente volume. Tal iniciativa visa aumentar a visibilidade e estimular o envolvimento de estudantes de diversos cursos com a Acústica. O concurso faz parte das atividades relativas ao XXVIII Encontro da SOBRAC, a ser realizado em outubro de 2018 em Porto Alegre, evento para o qual temos a satisfação de convidá-los!

Os editores da Revista Acústica e Vibrações – edição n.49 – agradecem à Diretoria da SOBRAC pelo convite, aos autores e ao grupo de revisores, cujo trabalho foi imprescindível para tornar realidade essa publicação.

Cordialmente,

Prof. Dr. William D’Andrea Fonseca
Profª. Drª. Dinara Xavier da Paixão
Prof. Dr. Márcio Henrique de Avelar Gomes

Conteúdo em resumo:

  • Estudo da técnica de identificação de sistemas implementada em microcontroladores Arduino Due e Teensy 3.6;
  • Estimativa de pulso para a deconvolução de traços sísmicos;
  • Análise numérica e experimental da medição da impedância acústica e absorção sonora utilizando a técnica in situ com dois microfones;
  • Análise de um novo material polimérico para uso em tubo de descarga de compressores herméticos;
  • Validação de realidade virtual acústica via testes de articulação em salas ruidosas e reverberantes;
  • Uso da lã de PET para a absorção sonora e o isolamento acústico; e
  • Ferramenta para análise do desempenho acústico das edificações para fins de financiamento imobiliário.

 

Publicado: 28/dez/2017

Encartes