v. 21 n. 37 (2006): Acústica e Vibrações 37
Editorial
No dia 16 de fevereiro de 2006 a Diretoria eleita para o quadriênio 2006-2010 tomou posse em São Paulo na Sede do Instituto de Pesos e Medidas. Nessa ocasião, quando mais de 40 associados prestigiaram a Assembléia Geral de Posse, o ex-presidente Samir N. Y. Gerges apresentou um resumo das atividades desenvolvidas pela Sobrac no período de 2002-2006, onde se inclui a realização do Internoise 2005, o maior evento organizado pela nossa Sociedade desde sua criação em 1994, e que a projetou definitivamente no cenário internacional.
Na seqüência, a nova Diretoria reapresentou as propostas com as quais nos candidatamos para o próximo quadriênio, propostas estas que incluem a apresentação de um programa de certificação de profissionais para a medição de ruído, a transparência das contas da Sobrac, a realização dos eventos tradicionais da sociedade e ainda a revitalização da revista Acústica & Vibrações.
O colega Paulo Massarani irá coordenar os trabalhos de um Conselho Editorial Temporário-CET, cujas atividades se concentrarão principalmente na definição de um conjunto de critérios para a formação e funcionamento do Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Acústica, requisito fundamental para a solicitação de indexação da Revista da Sobrac junto aos organismos pertinentes. Apesar da missão bem determinada do CET, a edição de dezembro da Revista Acústica & Vibrações já deverá contar com artigos minimamente avaliados segundo os critérios que serão apresentados para aprovação em Assembléia Geral da Sobrac a ser realizar em novembro próximo em São Paulo. O número de julho de 2006 foi editado sem essas modificações nem tampouco a revisão editorial do CET.
Para formar o Conselho Editorial Temporário foram convidados mais de 40 especialistas de universidades, institutos de pesquisa, empresas privadas e consultores. A seguir estão listados os nomes, com a correspondente afiliação, dos 16 que aceitaram colaborar:
Profa Doris Ruth Lewis, PUC-SP; Prof. Fernando Pinto, COPPE/UFRJ; Profa Beatriz Mendes, PUC-SP; Prof. Paulo Zannin, UFPR; Prof. Sylvio Bistafa, USP; Prof. Samir Gerges, UFSC; Profa Stelamaris Rolla, Unicamp; Profa Elvira Viveiros, UFSC; Marcio Avelar, Unicamp; Profa Dinara Paixão, UFSM; Prof. Marco Vecci, UFMG; Prof. Roberto Tenenbaum, IPRJ/UERJ; Prof. Eduardo Buazer, UFMG; Marcelo Magalhães, FORD Brasil; Prof. Ricardo Musafir, COPPE/UFRJ; e Sílvio Pinheiro da Silva Jr., GROM.
Uma nova página na Internet para a Sobrac deverá estar em funcionamento até meados de julho próximo. Esse trabalho está sendo organizada pelo 1o Secretário da Sobrac Gilberto Fuchs. Até a data de fechamento desse editorial a Sobrac contava com um quadro de 60 associados efetivos, 25 institucionais e 11 alunos em dia. Nossa meta é chegar ao dobro do número de sócios efetivos ainda em 2006 e aumentar o número de alunos significativamente, procurando a adesão de estudantes de cursos como fonoaudiologia, medicina e arquitetura.
Com essas medidas, e outras relativas à organização e promoção de eventos técnicos/científicos, como os encontros da Sobrac e mesmo congressos internacionais da magnitude do Internoise ou ICSV, esperamos consolidar a Sociedade Brasileira de Acústica como uma organização que congrega de forma bastante representativa profissionais e futuros profissionais das áreas de acústica e ciências das vibrações.
Marco Antonio Nabuco de Araujo, Presidente da Sobrac
Conteúdo em resumo:
- Método Híbrido para Simulação Numérica de Acústica de Salas: Teoria, Implantação Computacional e Validação Experimental;
- Introdução aos difusores de Schroeder e análise comparativa com a organização serial na técnica de composição com 12 notas de Schoenberg;
- Qualidade sonora: conceitos básicos ilustrados com um exemplo da área automotiva;
- Um sistema de baixo custo para o aluno de acústica de salas; e
- Avaliação de métodos de medição da função de transferência de fones de ouvido tipo circum-auricular.