v. 25 n. 42 (2010): Acústica e Vibrações 42

Acústica e Vibrações 42

Editorial

O número 42 de Acústica e Vibrações traz à discussão temas relevantes à acústica brasileira. A edição abre com uma carta da Presidente da SOBRAC, Dinara X. da Paixão, que traz reflexões sobre o estado atual da acústica e da SOBRAC.

Os artigos da edição 42, de autores do Brasil, do Chile e da Espanha, tratam de assuntos como terminologia em acústica, descritores semânticos, à exposição sonora pelo uso de fones de ouvido, o isolamento sonoro de paredes duplas com parte em MDF, a implementação de filtros auditivos a partir de redes neurais e avaliação de ruído de impacto.

Todos estes artigos foram revisados por professores doutores de acústica de universidades brasileiras. Este procedimento, adotado desde a edição 41, objetiva melhorar o conceito Qualis da revista, que atualmente é apenas B5.

Além disso, face aos problemas de diagramação que ocorreram em edições anteriores, que na íntegra ou parcialmente foram executadas em MS Word, na presente edição optamos por utilizar, para toda a revista, o sistema TEX-LATEX.

Na edição 42 encontra-se também o relatório de atividades realizadas no Dia Internacional de Conscientização sobre o
Ruído - INAD 2010. Para diferenciar o relatório dos artigos técnicos-científicos adotou-se uma formatação diferenciada para o mesmo. Este procedimento também é comum em outras revistas que trazem juntas na mesma edição material informativo e artigos técnicos. O relatório mostra que é possível e necessário compartilhar os temas acústica e poluição sonora com toda a sociedade. O sucesso das ações do INAD 2010 é um convite ao engajamento de novos participantes.

Todas estas ações são frutos dos esforços despendidos em prol dos objetivos comuns de nossa comunidade, que anseia pela evolução rápida de nosso setor profissional.

Agradecemos a todos os pesquisadores que contribuíram com os artigos enviados à revista, sobretudo àqueles que compreenderam o momento de mudanças e transformação iniciado desde a revista número 41. Agradecemos, também, o apoio dos diretores, conselheiros e coordenadores da SOBRAC, bem como aos revisores dos artigos desta edição.

A todos nós fica o desafio de melhorarmos a classificação no Qualis da Capes. Cabe a diretoria, ao conselho e quem sabe à assembleia geral decidir os rumos da revista, preferencialmente definindo muito claramente as regras. Somente conseguiremos ampliar a periodicidade de nossa revista, com o aumento qualitativo e quantitativo de submissões.

Deixamos o convite à toda comunidade, para que enviem suas críticas, sugestões e principalmente artigos, para assim construirmos a Acústica e Vibrações desejada e reconhecida por todos.

Aos professores e pesquisadores brasileiros deixamos o convite a integrarem à comissão de discussão e formulação do novo projeto editorial da Acústica e Vibrações.

Krisdany Vinícius S. M. Cavalcante e Stephan Paul

Conteúdo em resumo:

  • Acústica no Brasil: Novos Desafios;
  • Ferramentas para padronização dos termos utilizados em acústica e vibrações;
  • Avaliação da exposição sonora devido ao uso de fones de ouvidos de reprodutores de mp3, em Santa Maria/RS;
  • Aislamiento acústico de trasdosados fabricados con derivados de la madera (MDF);
  • Adjetivos como descritores semânticos para sons e ruídos automotivos e no interior de aeronaves;
  • Implementación e filtros en bandas críticas usando redes neuronales artificiales;
  • Procedimento ISO 140-7 para avaliação do ruído de impacto;
  • Relatório do Dia Interncional de Conscientização sobre o Ruído 2010 e planejamento 2011 (INAD/BR); e
  • Agenda de Congressos.
Publicado: 01/dez/2010