v. 9 n. 14 (1994): Acústica e Vibrações 14

Acústica e Vibrações 14

Editorial

A SOBRAC está num caminho de aperfeiçoamento, após 10 anos de sua existência. Ao longo destes anos, aprendemos e modificamos as formas de organização da SOBRAC, realização de congressos/ simpósios e edição da revista.

Em Abril de 1994 foi realizado o 15° Encontro da SOBRAC juntamente com o I Congresso Brasil/Argentina, o qual foi um dos maiores acontecimentos tecnológicos na área de Acústica e Vibrações na América Latina, com a publicação de Anais de 600 páginas, 6 (seis) palestrantes chaves dos E.U.A. e Europa, com seções especializadas na área de proteção individual e coletiva contra ruído e vibrações, acústica veicular, ruído urbano, controle ativo de ruído, materiais e dispositivos acústicos, com 88 trabalhos apresentados do Brasil, Argentina, Chile e México.

Uma das grandes realizações da SOBRAC em 1994 foi o trabalho realizado junto com outras Sociedades da América Latina tais como: Associação dos Acústicos Argentinos (AdAA), Sociedade Chilena de Acústica (na fase de reativação), Sociedade Peruana de Acústica (SPA) e Instituto Mexicano de Acústica (ver notícias na página 71).

A solicitação dos exemplares da revista no Brasil e em outros países latino americanos levou a edição da revista em forma nova. A partir desta edição a revista estará em tamanho A4, com todos os artigos na mesma forma, com alta qualidade de impressão, isto é, a revista está no mesmo nível de outras revistas técnicas internacionais. Estamos compondo um grupo editorial em 1995 nas várias áreas de acústica e vibrações para contribuir na qualidade dos artigos.

As exigências do consumidor sobre a qualidade acústica no ambiente de trabalho e de lazer aumentou de forma significativa a demanda de tecnologia e informações desta área, o que estimulou a SOBRAC a publicar edições especiais, tais corno a edição no. 13, de Julho/94 sobre "Ruído, Vibrações e o Homem", esta edição sobre "Acústica Veicular", bem como a próxima edição de Julho 95, a qual pretendemos abordar "Ruído Industrial".

Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Acústica, como entidade Técnica, dedica esta edição especial à Acústica Veicular com o apoio da Indústria Automobilística, Universidades e Fornecedores de Serviços e Materiais.

Com as resoluções do CONAMA 06/93 e 07/93 e os decretos municipais e estaduais, além da abertura de mercado para veículos importados, torna-se inevitável o desenvolvimento tecnológico nacional na área de acústica veicular para atingir padrões competitivos de ruído externo e conforto acústico interno.

Gostaríamos de agradecer a contribuição de todos os autores e co-autores desta edição, especialmente ao Prof. Helcio Onusic pela recomendação do tema e pelo apoio dado na edição deste volume.

Sarnir N.Y. Gerges, Presidente Sobrac

Conteúdo em resumo:

  • Controle ativo de ruído em dutos;
  • Identificação das fontes de ruído veicular por medição de intensidade sonora;
  • Transmissão via área: ruído interno e ruído externo;
  • Sistema de exaustão: fundamentos e projetos;
  • Ensaios e simulação acústica de escapamento veicular simples;
  • Simulação numérica de ruído veicular interno;
  • Redução de ruído interno em ônibus rodoviário;
  • Ruído interno de veículos automotores: a utilização do loudness;
  • Simulação e medições de ruído de aspiração de motores em laboratório;
  • Estudo experimental de vibração e ruído durante o acionamento do pedal da embreagem; e
  • Caracterização acústica do banco de provas de motores da metal leve usando intensidade sonora; e
  • Notícias.
Publicado: 01/dez/1994