v. 24 n. 40 (2009): Acústica e Vibrações 40
Editorial
A Assembleia Geral da Sobrac, realizada em Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de novembro de 2008, estabeleceu que a reformulação editorial da revista Acústica e Vibrações, iniciada a partir da edição de número 38, deveria ser continuada.
Para tal, ficou decidido que a Diretoria da Sobrac nomearia um editor-chefe, que teria como principal incumbência convocar o conselho editorial indicado em 2006 para que este inicie efetiva e imediatamente suas atividades.
Outra importante decisão da assembleia foi a de se buscar a indexação da revista junto aos organismos fomentadores de pesquisa (Capes e CNPq).
O Doutor Engenheiro Júlio Cordioli, que atualmente ocupa o cargo de Professor Visitante na Universidade Federal de Santa Catarina, aceitou nosso convite e será o primeiro Editor Chefe efetivo da Revista Acústica e Vibrações.
A nomeação do Júlio traz, no último ano desta gestão, uma nova perspectiva para a nossa Revista, que após a conquista do ISSN, passará a ter um corpo de revisores, na busca por uma qualificação científica.
O número 40 da Revista Acústica e Vibrações mantém a mesma linha das três últimas edições, com oito artigos técnicos e informações referentes aos congressos a serem realizados em 2009. Todos os artigos foram enviados através do site da Sobrac, expediente que tem se mostrado muito prático e eficiente.
Os anúncios comerciais das contra capas da revista 40 foram substituídos por peças de divulgação de eventos técnicos. Já o caderno de páginas amarelas com os anúncios de nossos associados institucionais será editado em separado e distribuído a partir de maio de 2009.
Esperamos que este número agrade os associados e estimule os colegas a submeter artigos para publicação na próxima edição, que contará com a revisão do novo conselho editorial a ser formado em breve.
Marco Antonio Nabuco de Araujo
Conteúdo em resumo:
- Medição de coeficiente de absorção de absorvedores de membrana em tubo de impedância usando uma sonda pu;
- A qualidade acústica ambiental nas salas de aula das escolas públicas, sua influência no processo ensino-aprendizagem e na qualidade de vida do professor;
- Procedimento ISO 140-4 e ISO 140-5 para Medição do Isolamento Sonoro;
- Tecnologia de aquisição de sinais biauriculares – um histórico até os projetos atuais;
- O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – A campanha em três cidades do sul do Brasil;
- Avaliação do ruído de tráfego como índice de poluição sonora;
- Acústica e Reciclagem de Edifícios: Estudo da Capela Santa Maria em Curitiba; e
- Percepção Sonora em Duas Áreas Verdes de Curitiba: Indicadores de Tolerância ao Ruído nos Espaços Públicos.