I Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva

Autores

  • XXVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac)

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v32e49.131

Palavras-chave:

concurso estudantil, projeto, acústica de salas, acústica nas edificações

Resumo

Contexto do concurso

Apesar de constatarmos, no Brasil, um significativo avanço em relação ao projeto acústico de edificações nos últimos anos, nos encontramos ainda aquém da consolidação deste aspecto como um tema importante na formação dos arquitetos e engenheiros.

Leo Beranek, um dos cientistas e engenheiros mais importantes da área de acústica dos últimos cem anos, relata em seu livro “Riding with the waves” a tensão, expectativa e o resultado, julgado desastroso, da estreia do Avery Fisher Hall em 1962, sala que abrigaria a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. Tratava-se de uma parcela da comunidade capaz de apreciar música e diferenciar aspectos únicos de um concerto, dentre eles, de forma tão importante quanto a interpretação musical ou a experiência da visão, a Acústica.

Este episódio ilustra a importância do profissional da área para o resultado final. E não devemos nos enganar: situações quotidianas podem ficar comprometidas se a acústica não for adequada à finalidade do uso do espaço, mesmo que de forma não consciente.

No Brasil, a história da acústica conta com alguns pioneiros que se dedicaram ao avanço da ciência e a sua divulgação em diversos níveis. Um destes pioneiros transitou de forma distinta tanto entre músicos, quanto entre os “acústicos”: Conrado Silva de Marco. Nascido no Uruguai, exerceu a maior parte de sua vida profissional no Brasil, onde foi professor de acústica e música em várias instituições, entre as quais a Universidade de Brasília, Faculdades Santa Marcelina, Escola de Belas Artes de São Paulo e Universidade do Estado de São Paulo. Seu trabalho é tão importante para arquitetos e engenheiros, quanto para compositores ligados à música eletroacústica.

Em homenagem a essa importante figura histórica, lançamos aqui o I Concurso Estudantil de Acústica de Salas Conrado Silva organizado pela comissão organizadora do XXVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica, que ocorre nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2018, no Campus de Porto Alegre da Unisinos.

Inspirados pelo legado de Conrado Silva, elegemos como tema a elaboração de um projeto para uma sala de múltiplos propósitos. Acreditamos que assim contribuiremos para consolidar a importância da acústica na comunidade acadêmica, bem como despertar a curiosidade e incentivar a criatividade de estudantes de arquitetura e engenharia na busca por soluções para o problema proposto.

Comissão organizadora do I Concurso Estudantil de Acústica de Salas Conrado Silva de Marco

  • Coordenação:

    • Márcio Henrique de Avelar Gomes (UTFPR)

  • Comissão Organizadora:

    • Maria Fernanda de Oliveira (Unisinos)
    • William D’Andrea Fonseca (UFSM)
    • Dinara Xavier da Paixão (UFSM)
    • Rafael Ferreira Heissler (Unisinos)
    • Josiane Reschke Pires (Unisinos)
    • Bernardo Fonseca Tutikian (Unisinos)
    • Fernanda Pacheco (Unisinos)
Capa - I Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva

Downloads

Publicado

28/dez/2017

Como Citar

XXVIII ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ACÚSTICA. I Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 32, n. 49, p. 83–91, 2017. DOI: 10.55753/aev.v32e49.131. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev49_concurso. Acesso em: 21 jul. 2024.