Ferramenta para análise do desempenho acústico das edificações para fins de financiamento imobiliário

Autores

  • Paulo César R. Righi Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, RS
  • Gabriela Meller Laboratório de Acústica, Universidade Federal de Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-6691-8111
  • Dinara X. Paixão Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM Acústica, Universidade Federal de Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v32e49.97

Palavras-chave:

isolamento sonoro, desempenho de edificações, financiamento imobiliário

Resumo

A necessidade habitacional brasileira é suprida, em grande parte, por meio de obras financiadas por instituições de crédito imobiliário, as quais recebem como garantia o próprio imóvel financiado. As empresas financiadoras analisam os projetos dos empreendimentos, com critérios técnicos próprios, para concessão dos subsídios e do enquadramento nos programas de habitação. Nas análises para concessão de crédito não estão contemplados os parâmetros acústicos das edificações. O presente artigo mostra o desenvolvimento de uma ferramenta, composta por duas planilhas eletrônicas, cuja finalidade é subsidiar as análises técnicas do crédito imobiliário, pelas instituições financiadoras, possibilitando que sejam privilegiados os empreendimentos residenciais com melhor desempenho acústico. O banco de dados, que pode ser complementado pelos usuários, utiliza valores de isolamento acústico determinados em ensaios de laboratório e em campo, os quais representam grande parte dos elementos construtivos empregados no País. Esses valores são oriundos de livros e de trabalhos acadêmicos sobre o tema. A partir do relatório de resultados das planilhas eletrônicas geradas no trabalho, pode ser verificado o atendimento à norma ABNT NBR 15575:13 e o respectivo nível de desempenho acústico (mínimo, intermediário, superior) dos sistemas de paredes de vedação internas e externas, sistemas de pisos e sistemas de coberturas acessíveis das edificações habitacionais. A utilização das planilhas eletrônicas pelos setores de análise de crédito imobiliário para verificação da qualificação dos empreendimentos quanto aos parâmetros acústicos, pode ser um importante instrumento para que os investidores obtenham retorno de seus investimentos e que exista uma melhoria nos índices de satisfação dos consumidores.

 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro. 2013.

BARRY, Peter J. Desempenho acústico em edifícios habitacionais. Seminário Habitação: Desempenho e inovação tecnológica. Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, IPT. São Paulo, 26-27 de outubro.2005. pg 76-83.

BRASIL. Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, Código de defesa do consumidor. Dispõe dobre a proteção do consumidor. Disponível em: . Acessado em 25 de Julho de 2011.

BRASIL. Lei 6.938/1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: Acessado em 25 de Julho de 2011.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - SELO CASA AZUL - GUIA CAIXA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: Boas práticas para habitação mais sustentável- coordenadores JOHN, V. M.; PRADO, R. T. A. São Paulo: Páginas & Letras, 2010.

DONDÉ, A. C. P. Análise da isolação acústica de diferentes tipos de paredes e divisórias comercialmente utilizadas na construção civil. 2008. 115p. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2008.

FERRAZ, R. Atenuação de ruído de impacto em pisos de edificações de pavimentos múltiplos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Estruturas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

FERREIRA NETO, M. de F. Nível de conforto acústico: uma proposta para edifícios residenciais. 2009. 257 f. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2009.

FRIEDRICH, A. F. Avaliação da contribuição do revestimento na isolação sonora de paredes de alvenaria. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

LOSSO, M.; VIVEIROS, E. Gesso Acartonado e Isolamento Acústico: Teoria versus prática no Brasil. In: I CLACS - Conferência Latino Americana de Construção Sustentável, ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. São Paulo, 2004.

MARTINS, B. F. M. Avaliação de incomodidade provocada por ruído e vibração de baixa frequência em edifícios de habitação. Dissertação (Mestrado) – Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. 2009.

MATEUS, D. Acústica de Edifícios e Controlo de Ruído. Textos de apoio à disciplina “Acústica Aplicada”, DEC-FCTUC, Coimbra, 2008 - disponível em: <http://paginas.fe.up.pt/~pgrpe/conteudos/ARE/Apontamentosdadisciplina.pdf>. Acessado em 11 de jan. de 2013.

MITIDIERI FILHO, Claudio Vicente. Avaliação de desempenho de componentes construtivos inovadores destinados a habitações: proposições à avaliação do desempenho estrutural. 1998. 256 f. Tese de Doutorado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 1998.

NEUBAUER, P. M. Estudo Comparativo entre diversos Sistemas de Pisos de Madeira quanto ao Isolamento do ruído de Impacto. XXII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica, Belo Horizonte, 2008.

OLIVEIRA, M. A. Estudo da Eficiência da duplicação de janelas na melhoria do isolamento acústico destes componentes. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

PINTO, R.B. Determinação experimental e numérica da Redução sonora aérea em paredes de Alvenaria utilizadas em habitações. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

WHO. World Health Organization. http://www.euro.who.int/en/what-wepublish/ information-for-the-media/sections/latestpress-releases/new-evidence-from-who-on-healtheffects-of-traffic-related-noise-in-europe . Acessado em 29 de ago 2011.

Capa - Ferramenta para análise do desempenho acústico das edificações para fins de financiamento imobiliário

Downloads

Publicado

28/dez/2017

Como Citar

RIGHI, P. C. R.; MELLER, G.; PAIXÃO, D. X. Ferramenta para análise do desempenho acústico das edificações para fins de financiamento imobiliário. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 32, n. 49, p. 71–80, 2017. DOI: 10.55753/aev.v32e49.97. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev49_financiamento. Acesso em: 21 jul. 2024.