v. 3 n. 05 (1988): Acústica e Vibrações 05

Acústica e Vibrações 05

Gostaríamos de relatar aos nossos companheiros Sobraquianos alguns dos objetivos que conseguimos conquistar em 1988.

Conseguimos publicar o Boletim 04, que cresceu para o volume 5 — esta revista. Tal publicação foi elaborada com material que obteve total receptividade pelos sócios. Conforme o recebimento da ficha de avaliação do Boletim 04, 99% gostaram da "Mini-Aula" e "Inovação tecnológica" e muitos nos solicitaram cópias de artigos técnicos. Nesta edição conseguimos uma melhor qualidade de impressão (letras mais legíveis). Já temos cerca de 15 participantes par a o nosso catálogo comercial "Quem está fazendo o quê em Acústica e Vibrações", sendo que estendemos o prazo para inscrição e participação até 15/12/88, dando chance a empresas que ainda estão organizando material e também a outras que ainda não conhecem esta futura publicação. Estamos realizando o IX ENCONTRO DA SOBRAC nos dias 1 e 2 de dezembro próximos vindouro, em Campinas-SP, agradecendo a IBM, VIBRANIHIL e TRORION-Illbruck pelo apoio financeiro, e também ao nosso secretário José Maurício que chegou a trabalhar até 12 horas/dia. Nossos companheiros Moysés e Roberto, do Rio de Janeiro, estão organizando o grande X ENCONTRO DA SOBRAC Junto com o III Congresso Internacional ele Controle de ruído e X COBEM para dezembro de 1989. Participamos, em setembro último, em Avignon-França, da reunião do Instituto Internacional de Controle de Ruído de Engenharia, marcando a presença do Brasil com 5 representantes, onde renovamos nosso pedido de realização do Congresso Mundial INTER-NOISE no Brasil para 1993.

Estas são algumas ele nossas realizações, além ela modificação do sistema de cobrança e da reorganização administrativa completa da SOBRAC. Nos últimos oito meses a SOBRAC cresceu 18% em número de sócios, mas ainda é completamente dependente de espaço físico e telefone da UFSC e do computador PC do GVA (Grupo de Vibrações e Acústica da UFSC). A situação financeira não é confortável. Nossas principais despesas são o salário de nosso secretário José Maurício e custos de correio.

Pode-se notar que não estamos falando de futuro, nem fazendo planos que quase sempre ficam no papel. Estamos repetindo o nosso "SOS" para que todos os associados nos enviem notícias, artigos, mini-aulas, inovações tecnológicas, piadas, etc.

Deixemos as avaliações e recomendações para a nossa Assembleia Geral, em Campinas no dia 02/12/88.
Até lá.

Conteúdo em resumo:

  • Acústica do veículo Fox;
  • Organização de um programa de conservação da audição;
  • Silenciadores ativos;
  • Moinhos: enclausuramento acústico; e
  • Artigos técnicos.
Publicado: 01/nov/1988