v. 22 n. 38 (2007): Acústica e Vibrações 38

Acústica e Vibrações 38

Editorial

Umas das metas da atual gestão da SOBRAC é a reformulação da revista ACÚSTICA E VIBRAÇÕES. Inicialmente foi montado um Conselho Editorial Provisório, buscando reunir representantes das instituições de ensino, de consultores e de profissionais ligados a empresas que atuam na área. O funcionamento do conselho esbarrou em algumas questões práticas e conceituais de funcionamento. Na última Assembléia Geral Ordinária da SOBRAC, cuja Ata é transcrita nessa edição, foi aprovada a criação de um fórum no novo sítio da SOBRAC na internet (www.acustica.org.br) para a reformulação da revista. Para abrir a discussão da nova revista incluímos nesse número 38 uma entrevista com dois dos mais conhecidos membros da Sociedade, Fernando Aidar e Moysés Zindeluk, na qual parte das suas opiniões pode ser conhecida. Também pensando em reformulação da SOBRAC, publicamos as regras de um concurso aberto aos associados para criação de um novo logotipo para a Sociedade.

Enquanto as reformulações são discutidas pelos membros da SOBRAC, no prazo que for necessário, este número apresenta alguns artigos técnicos. A primeira idéia foi a de publicar os artigos das conferências e dos Workshops apresentados no XXI Encontro da SOBRAC, São Paulo (novembro de 2006). Entretanto, devido ao prazo apertado, conseguimos reunir somente dois desses trabalhos para a edição de número 38. No início de janeiro de 2007 a atual administração convocou aos associados que enviassem artigos originais para a composição do número atual. Recebemos e publicamos as muito valiosas contribuições de nomes como João Baring, Débora Barreto, Márcio Avelar Gomes e Swen Müller.

Neste número optou-se por publicar em encarte separado as páginas com os anúncios dos membros institucionais que se interessaram em veicular suas empresas na revista ACÚSTICA E VIBRAÇÕES. Esperamos que o conteúdo do número cumpra o seu propósito informativo e que as próximas edições já contenham as reformulações elaboradas com a participação dos associados.

Paulo Medeiros Massarani

Conteúdo em resumo:

  • Sustentabilidade e o controle acústico do meio ambiente;
  • Impacto sonoro da implantação do metrô de Salvador em edificações adjacentes, considerando os reflexos na saúde da população;
  • Implementação de Métodos para a Simulação Acústica e Auralização de Salas;
  • Avaliação de integibilidade utilizando o STI;
  • Avaliação Acústica de Teatros; e
  • Avaliação do desempenho acústico de cabinas audiométricas in situ.
Publicado: 01/mar/2007