v. 34 n. 51 (2019): Acústica e Vibrações 51

Acústica e Vibrações 51

Editorial

Prezado leitor da Acústica e Vibrações, é com muita satisfação que lhe trazemos mais este exemplar. Esta edição conta com uma versão gratuita, que contém apenas a primeira página de cada artigo, com o intuito de dar mais subsídio para que aqueles ainda não associados à Sobrac possam avaliar uma das vantagens de se inscrever (veja detalhes como se associar na seção Chamadas).

Temos aqui cinco artigos, começando pelo trabalho de Bruna Croce e Júlio Torres da UFRJ, que aborda um tema pertinente, relativo ao problema de ruído em hospitais. Além da metodologia usada na avaliação, há uma discussão que certamente será levada à diante por nossa comunidade, relacionada aos níveis máximos permitidos pela norma ABNT 10151.

O artigo de Ranny Michalsky e Giovanna Caparroz (FAU/USP) descreve a produção do mapa de ruído de uma região no centro da cidade de São Paulo, procurando relacioná-lo com as impressões da população sobre a paisagem sonora do local. Um dos pontos interessantes é o início de uma discussão mais humanizada sobre o problema do ruído urbano, cuja percepção também depende de outros sentidos, além da audição.

As pesquisadoras da UFRN, Tamiris, Luciana, Débora, Virgínia e Bianca, que assinam o terceiro artigo, nos trazem um interessante compêndio de mapas de ruído já realizados no Brasil e discutem outras fontes de informação que poderiam gerar dados geo-referenciados. Nesse artigo, alguns mapas de denúncias sobre poluição sonora são também apresentados.

Vanessa Mariz e Camila Araújo, da UFMG, realizaram um estudo com engenheiros e arquitetos, todos docentes, para quantificar a preocupação com a acústica em seus projetos. Conforme seus resultados, há uma preocupação em cerca de 60% da população estudada. Tal estudo deve nos instigar a promover e intensificar campanhas de conscientização.

Encerrando a seção de artigos científicos, Rodolfo Thomazelli e Stelamaris Bertoli, da FEC/Unicamp, nos apresentam em detalhes o projeto, construção e avaliação de um tubo de impedâncias específico para medições de impedância sonora em frequências baixas, como requerido ao avaliar ressonadores de Helmholtz.

Além dos artigos científicos, na seção de Chamadas, o leitor encontrará um texto de nosso Editor-chefe, incentivando as publicações na revista Acústica e Vibrações. Não deixe de ler e verificar os tipos de artigos aceitos para publicação, bem como algumas sugestões sobre temas a serem abordados.

Não poderíamos deixar de destacar aqui os textos sobre duas ações mundiais, com suas respectivas
coordenações no Brasil, para a conscientização sobre questões relacionadas ao som: o INAD e o Ano
Internacional do Som. Confiram os detalhes e engajem-se nessas campanhas, cujo sucesso depende de nossa atuação!

Várias chamadas para eventos científicos sobre acústica e vibrações que ocorrerão nos anos de 2020 e 2021 são apresentadas quase ao final desta nossa edição, com destaque ao XII Congresso Iberoamericano de Acústica (FIA) e XXIX Encontro da Sobrac que serão realizados conjuntamente em 2020, na paradisíaca Florianópolis. Além da oportunidade de trocar experiências e conhecimento, o evento nos relembra a primeira edição do FIA, ocorrida na mesma cidade em 1998.

Para alcançarmos uma qualidade e visibilidade cada vez maior, além dos autores, publicamos aqui um agradecimento especial e nominal aos pareceristas e revisores que dedicaram-se à leitura e crítica dos artigos submetidos. Lembramos aqui que, mesmo quando um artigo não é aceito, o parecer cumpre uma função de construção do conhecimento e serve para uma "afinação"de nossos discursos.

Para encerrar esta edição, contamos com mais uma novidade, a nova seção chamada de News & Reviews, constando três mini artigos técnicos muito interessantes. Um deles sobre a construção de um modelo computacional e simulação do Theatro Treze de Maio, em Santa Maria (RS), de Caroline Gaudeoso e William Fonseca (UFSM). Carolina, Marcel, Marcos e Paola nos trazem a descrição de uma sala de audição crítica construída na empresa Harmonia, de acordo normas nacionais e internacionais. E, por fim, Rémi Guastavino (adaptado por Rose Esteves e William Fonseca) nos apresenta a descrição da nova cabeça artificial da Brüel & Kjaer com uma construção que reproduz características do sistema auditivo e do aparelho fonador humano, para os mais diversos propósitos, como o desenvolvimento nos ramos de comunicação e entretenimento.

Muito obrigado e uma ótima leitura!

Cordialmente,

Prof. Dr. William D’Andrea Fonseca
Prof. Dr. Márcio Henrique de Avelar Gomes

Conteúdo em resumo:

  • Avaliação da Qualidade Acústica no Entorno do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF);
  • Avaliação sonora de espaços urbanos na área central de São Paulo: o caso da Avenida Ipiranga;
  • Mapas Sonoros: histórico e levantamento da atual produção brasileira;
  • Acústica: visão do docente sobre a elaboração de projetos e o impacto na saúde auditiva;
  • Tubo de impedância para baixas frequências: construção e validação; e
  • Chamadas & News and Reviews.
Publicado: 15/dez/2019

Artigos

  • Avaliação da qualidade acústica no entorno do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)

    Bruna Del Priore Croce, Julio Cesar Boscher Torres
    5–12
    DOI: https://doi.org/10.55753/aev.v34e51.77
  • Avaliação sonora de espaços urbanos na área central de São Paulo: o caso da Avenida Ipiranga

    Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski, Giovanna Milani Caparroz
    13–32
    DOI: https://doi.org/10.55753/aev.v34e51.78
  • Mapas de ruído: histórico e levantamento da atual produção brasileira

    Tamáris da Costa Brasileiro, Luciana da Rocha Alves, Débora Nogueira Pinto Florêncio, Virginia M. D. Araújo, Bianca Carla Dantas de Araujo
    33–47
    DOI: https://doi.org/10.55753/aev.v34e51.79
  • Acústica: visão do docente sobre a elaboração de projetos e o impacto na saúde auditiva

    Vanessa F. Mariz, Camila S. Araújo
    49–57
    DOI: https://doi.org/10.55753/aev.v34e51.80
  • Tubo de impedância para baixas frequências: construção e validação

    Rodolfo Thomazelli, Stelamaris Rolla Bertoli
    59–71
    DOI: https://doi.org/10.55753/aev.v34e51.81