Acústica: visão do docente sobre a elaboração de projetos e o impacto na saúde auditiva

Autores

  • Vanessa F. Mariz Fonoaudióloga. Especialista em Audiologia Clínica pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente.
  • Camila S. Araújo Fonoaudióloga

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v34e51.80

Palavras-chave:

acústica, ruído, audição, engenharia, projetos

Resumo

O ruído é um dos agentes nocivos mais comuns encontrados no ambiente, em que a exposição contínua e prolongada pode gerar efeitos auditivos e extra-auditivos. Para minimizar estes efeitos no indivíduo, faz-se necessário o desenvolvimento de projetos acústicos, com o objetivo de diminuir as fontes geradoras de ruídos. Apesar de a acústica ser uma área bem difundida, de fato, poucas medidas ainda são implantadas. O objetivo foi investigar se a acústica é considerada na elaboração de projetos por Engenheiros e Arquitetos, tendo em vista a importância da atenuação do ruído para conforto, prevenção das perdas auditivas e minimização de custos nas medidas coletivas de controle do ruído. O estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário que foi elaborado exclusivamente para essa pesquisa. Responderam ao questionário docentes Engenheiros e Arquitetos de um centro universitário de Belo Horizonte. Durante a análise das respostas foi observado que 60% dos sujeitos consideraram a acústica e o conforto acústico na elaboração dos seus projetos; 40% consideraram a atenuação do ruído para prevenção de perdas auditivas, bem como os coeficientes de atenuação do ruído dos materiais escolhidos; e 30% referiram elaborar seus projetos considerando a acústica sob uma perspectiva de diminuição de custos nas medidas coletivas de controle do ruído. Tais números instigam reflexões sobre como o conteúdo da acústica pode ser mais explorado em outras áreas que dialogam com a Fonoaudiologia, na perspectiva da diminuição de custos de controle coletivo, no incentivo a programas de promoção da saúde auditiva e na inclusão do conteúdo no ensino dos profissionais da área.

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Capa - Acústica: visão do docente sobre a elaboração de projetos e o impacto na saúde auditiva

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Publicado

15/dez/2019

Como Citar

MARIZ, V. F. .; ARAÚJO, C. S. Acústica: visão do docente sobre a elaboração de projetos e o impacto na saúde auditiva. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 34, n. 51, p. 49–57, 2019. DOI: 10.55753/aev.v34e51.80. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev51_docente. Acesso em: 18 maio. 2024.