Festival Internacional de Música em Casa

Fimuca Áudio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55753/aev.v36e53.55

Palavras-chave:

palestras, mini-cursos, acústica de salas, instrumentos musicais, workshops, relato de experiência

Resumo

Em razão da pandemia do coronavírus no ano de 2020, praticamente todas as atividades educativas foram canceladas no primeiro semestre, incluindo atividades culturais, como os festivais de música. Nesse contexto, nasceu o Festival Internacional de Música em Casa - Fimuca, que reuniu, em três edições, profissionais, professores de música e mais de 36 mil participantes para compartilhar experiências e conhecimentos. O Fimuca proporcionou um momento ímpar de imersão, interação e criação, atualização e compartilhamento de conhecimentos que, em meio à pandemia da COVID-19, gerou possibilidades de diálogos e reflexões sobre as formas contemporâneas de se apreciar, consumir, criar, compartilhar, aprender e ensinar música. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é relatar as atividades desenvolvidas durante o Fimuca, por meio do olhar dos coordenadores dessa ação.

Referências

GOHN, Daniel Marcondes. A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais. Revista da ABEM, v. 21, n. 30, p. 25–34, dez. 2013. ISSN 2358-033X. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/79.

PENALBA, Francisco Alpiste; ROJAS-RAJS, Teresa; LORENTE, Pedro; IGLESIAS, Francisco; FERNáNDEZ, Joaquín; MONGUET, Josep. A telepresence learning environment for opera singing: distance lessons implementations over Internet2. Interactive Learning Environments, v. 21, n. 5, p.438–455, out. 2013. ISSN 1049-4820. doi: 10.1080/10494820.2011.584322.

RILEY, Patricia E. Video-conferenced music teaching: challenges and progress. Music Education Research, v. 11, n. 3, p. 365–375, set. 2009. ISSN 1461-3808. doi: 10.1080/14613800903151580.

SALVADORI, P. R. Educação musical à distância: um estudo de caso sobre o ensino de flauta doce à distância mediado pela videoconferência. In: X ANPED SUL. Florianópolis: [s.n.], 2014. p. 1–19. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1283-0.pdf.

KRÜGER, Susana Ester. Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes. Revista da ABEM, v. 14, n. 14, p. 75–89, 2006. ISSN 2358-033X. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/314.

GOHN, Daniel. Tendências na educação à distância: os softwares on-line de música. OPUS, v. 16, n. 1, p. 113–126, maio 2010. ISSN 1517-7017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/228.

GOHN, Daniel. Um breve olhar sobre a música nas comunidades virtuais. Revista da ABEM, v. 16, n. 19, p. 113–119, 2008. ISSN 2358-033X. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/265.

WEBER, Fátima Rosas. O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de competências tecnológico-musicais para a educação. In: Simpósio brasileiro de pós-graduandos em música (SIMPOM). Rio de Janeiro: [s.n.], 2012. p. 374–383. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/simpom/article/download/2458/1787/12381.

SANTOS, L.G. Cultura Digital.br. In: SVAZONI, R.; COHN, S. (Ed.). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009. p. 312. ISBN 978-8579200083. Disponível em: https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2018/01/cultura-digital-br.pdf.

JESUS, Elieser Ademir de; URIARTE, Mônica Zewe; RAABE, André Luís Alice. Zorelha: utilizando a tecnologia para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical infantil através de uma abordagem construtivista. Revista da ABEM, v. 16, n. 20, p. 69–78, 2008. ISSN 2358-033X. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/250.

GALIZIA, Fernando Stanzione. Educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio: considerando as vivências musicais dos alunos e as tecnologias digitais. Revista da ABEM, v. 17, n. 21, p. 76–83, 2009. ISSN 2358-033X. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/238.

PEREIRA, Sarita Araujo. Ensino Musical para surdos: um estudo de caso com utilização de tecnologia. Anais do Simpósio brasileiro de pós-graduandos em música (SIMPOM), n. 3, p. 445–452, 2014. ISSN 2317-398X. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/simpom/article/view/4579.

ROSSIT, Fernando Henrique Andrade. Educação musical a distância: base de conhecimento docente para o ensino de teclado. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fev. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2696. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ACÚSTICA (SOBRAC)

Capa - Festival Internacional de Música em Casa

Downloads

Publicado

28/dez/2021

Como Citar

MAIORINO, A.; CÉSAR DE MELO COLABARDINI, J.; GABRIEL PARRO DA SILVA, F. Festival Internacional de Música em Casa: Fimuca Áudio. Acústica e Vibrações, [S. l.], v. 36, n. 53, p. 183–193, 2021. DOI: 10.55753/aev.v36e53.55. Disponível em: https://revista.acustica.org.br/acustica/article/view/aev53_fimuca. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)